A comemoração ao aniversário de 43 anos de federalização da UFMS foi realizada nesta terça-feira (5) no Teatro Glauce Rocha, em Campo Grande.
A solenidade foi marcada por homenagens, como o título de “Professor de Magistério Superior Emérito”, título de “Técnico-Administrativo em Educação Emérito” e Medalha da Ordem do Mérito de Egresso.
“É muito emocionante e gratificante acompanhar e presenciar os 43 anos de federalização da nossa UFMS. O maior orgulho da nossa instituição são as pessoas e valorizá-las é nossa missão enquanto líderes na maior e melhor Universidade do Estado de Mato Grosso do Sul”, disse o reitor Marcelo Turine, que presidiu a solenidade.
Entre os homenageados estava o administrador e presidente do Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul (CRA-MS), Rogério Elói Gomes Bezerra. Ele foi condecorado com a Medalha da Ordem do Mérito de Egresso.
A homenagem ao egresso Rogério Bezerra foi indicação da UFMS – Campus Aquidauana. A professora do curso de Administração da unidade, Daniela Althoff Philippi, acompanhou a solenidade e comentou “a alegria muito grande de poder reconhecer o trabalho do, hoje, administrador Rogério, egresso do campus de Aquidauana e que sua trajetória possa inspirar acadêmicos e demais profissionais”.
O Adm. Rogério agradeceu a indicação e a homenagem recebida nesta data importante onde a maior universidade do MS celebra 43 anos. “Um momento muito especial. Assim descrevo este dia de homenagem ao memorar a cidade de Aquidauana, uma região muito especial na minha vida, tanto nos estudos quanto família. Agradeço aos docentes e toda a equipe pelo trabalho diário realizado com muita excelência na formação de novos profissionais, em especial a professora Daniela Philippi pela referida indicação para receber esta honraria. É um motivo de muito orgulho ser egresso UFMS e especialmente de Aquidauana”.
Rememorando o processo de criação do hino institucional, o reitor Marcelo Turine destacou o desafio de encontrar palavras para expressar o sonho sul-mato-grossense com a divisão do estado e com a criação da Universidade.
“Em 1979 cria-se a nossa UFMS, um orgulho, uma joia desse estado e país, um patrimônio público brasileiro, com o qual todos nós temos o maior respeito. São praticamente 35 mil pessoas diretamente vinculadas à nossa instituição. Parabenizo a todos os homenageados e agradeço pela parceria em construir esse patrimônio”, declarou o reitor.
A vice-reitora Camila Ítavo destacou a importância da instituição no cotidiano do Estado. “Que continuemos plantando e semeando com honra àqueles que vieram antes de nós, àqueles que caminham conosco e àqueles que virão depois. Nosso sonho e desejo para a UFMS é que ela seja milenar e siga forte, linda, simples e complexa, sobretudo humana e realizadora de sonhos”, disse.
O conselheiro federal de Administração, Adm. Alex Sandre Rodrigo Pereira Cazelli, prestigiou a solenidade. “Rogério Bezerra é um vitorioso e merecedor de todas as honrarias. Soube pautar sua vida e seu trabalho priorizando o compartilhamento de conhecimento e o crescimento das instituições. É motivo de orgulho para a administração sul-mato-grossense ter essa pessoa qualificada e dedicada a serviço das pessoas e do nosso CRA-MS”.