Você está visualizando atualmente CRA-MS e 6º Distrito Naval da Marinha do Brasil desenvolvem programa de empreendedorismo para Oficiais

CRA-MS e 6º Distrito Naval da Marinha do Brasil desenvolvem programa de empreendedorismo para Oficiais

Mais uma atividade do Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul (CRA-MS) voltada ao empreendedorismo. Desta vez, o conselho realizou o programa “De Oficiais RM-2 a Empreendedores”, desenvolvido em parceria com o Comando do 6º Distrito Naval da Marinha do Brasil.

O programa, coordenado pela Comissão de Ensino Superior do CRA-MS, é um projeto piloto voltado para um grupo de oficiais RM-2 com contratos temporários com a Marinha do Brasil – Comando do 6º Distrito Naval em Ladário (MS), denominados ‘Capitão-Tenente (RM-2)’.
“De Oficiais RM-2 a Empreendedores” contou com parcerias de diversas regiões do Brasil que colaboraram com palestras online ao grupo de 15 oficiais, em dias e horários pré-estabelecidos visando compartilhar conhecimentos que pudessem estimular as competências necessárias para uma formação empreendedora após o desligamento do serviço militar.

Inicialmente foi identificado o perfil da turma com a aplicação do teste TEG – elaborado pelo bacharel em administração Nortonciste Guedes da Silva Junior, com auxílio da Adm. Drª Roosiley dos Santos Souza.

Com o perfil da turma definido, a organização do treinamento definiu a grade de conteúdos aplicados por meio de parceria com profissionais renomados: Adm. Alex Sandre Rodrigo Pereira Cazelli – Conselheiro Federal de Administração por Mato Grosso do Sul, Drª Rose Mary Almeida Lopes, vice-presidente da ANEGEPE, referência e autora dos livros sobre Educação Empreendedora e Ensino de Empreendedorismo no Brasil, Adm. Kenneth Corrêa – diretor de Estratégia na 80 20 Marketing, Adm Me. Neide Proença do Espírito Santo – Especialista em Gestão de Pessoas por competências, Dr Cristiano Morini – Coordenador do curso de especialização em Negócios Digitais na Unicamp e a Drª. Sabrina Nascimento – ATMA – Soluções e Negócios – SC.

Para o presidente do CRA-MS, Adm. Rogério Bezerra, a parceria é inédita e importante para todas as partes, “o profissional ganha porque vai ter uma leitura do atual cenário do mercado e possibilidade de utilizar o conhecimento acumulado nesse período para canalizar para um projeto que ele tem interesse em desenvolver. A Marinha do Brasil (MB) também ganha, pois ao se preocupar em reinserir o profissional na sociedade, torna o SMV um atrativo aos que virão. E o CRA cumpre sua missão de zelar pelo bem-estar da sociedade, já que os profissionais conseguirão fazer boas entregas e boas prestações de serviço”.

Solenidade de entrega do certificado foi realizada com todas as regras de biossegurança. Além das palestras, dois cases foram apresentados aos participantes do programa: “Do fracasso ao sucesso”, com Araceli de Amorim Padilha da Maria Arteira Pantanal, e “Franquias – opção para empreender – Inverno D’Itália Corumbá”, com Raíssa Varela e Marcelo Zinsly.

O curso proporcionou a Capitão-Tenente (RM2-T) Andreza Sumara Gomes dos Santos Roman, que completou 8 anos de serviços prestados à MB, aliar o conhecimento técnico com o novo aprendizado. “Eu tinha a ideia de abrir um negócio na minha área, que é a Educação Física, mas eu não sabia como dar início ao projeto e como executá-lo. O curso ofereceu uma visão de mercado de trabalho, de como trabalhar de acordo com a necessidade da população local”, declarou.

Para finalização do programa, os participantes desenvolveram propostas no formato de Modelo de Negócios e Plano de Carreira, de acordo com o seu perfil e oportunidades vislumbradas durante o programa, os quais apresentaram para uma comissão de avaliadores online e para o presidente do CRA-MS, Adm. Rogério Elói Gomes Bezerra, e a Adm. Drª Roosiley dos Santos Souza – Diretora de Fiscalização e Registro que participaram presencialmente do momento.

O CRA-MS agradece a parceria e a contribuição institucional do Contra-Almirante – Comandante do 6° Distrito Naval, Sérgio Gago Guida.

O Comandante do 6ºDN explicou que a ideia de promover o curso também para oficiais temporários surgiu após os excelentes resultados com os marinheiros. “Como neste ano o período do serviço militar voluntário se encerra para um número significativo de oficiais, decidimos promover o curso. Assim como os marinheiros-recrutas, esses oficiais se dedicam à carreira na Marinha do Brasil (MB) por até oito anos, inteiramente a serviço da Pátria. Sendo assim, nada mais justo do que proporcionar, por meio do conhecimento, oportunidades que contribuam para o futuro desses jovens”.

Interessados em conhecer os projetos do CRA-MS e de suas comissões, podem entrar em contato para estreitar o relacionamento com a autarquia e ampliar as atividades da profissão. O e-mail é: secretaria@crams.org.br.