Conselheiro suplente é o primeiro de série de entrevistas promovidas pelo CRA-MS durante o Mês do Administrador
No mês do Administrador, o Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul (CRA-MS) preparou uma série de reportagens com profissionais da área. A intenção é reconhecer o valoroso trabalho dos profissionais que se dedicam a administrar.
O primeiro entrevistado da série é o conselheiro regional do CRA-MS, Adm. Joel Barros Rodrigues, 41 anos. Campo-grandense, Joel é formado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) há 17 anos e, há 15, é servidor público municipal.
Confira um pouco do bate-papo:
CRA-MS: O que é ser administrador?
Joel Barros Rodrigues: Administrador é, antes de tudo, uma profissão que já está incorporada na minha razão de ser. Administrar é tudo. Desde quando acordamos, precisamos administrar o tempo, o relacionamento com a família, todo o projeto de vida para que tenhamos um sustento – desde as necessidades básicas até as mais supérfluas.
CRA-MS: No período da pandemia, o sr. acredita que a profissão precisou se reinventar?
Joel Barros Rodrigues: Apesar de, teoricamente, já faz tempo que é falado, aventado sobre teletrabalho, trabalho por produtividade, por resultado, agora passamos a vivenciar. A pandemia veio para dar um empurrãozinho na prática desses ensinamentos que aprendemos desde a faculdade.
CRA-MS: São formas de trabalho que devem ser incorporadas no mercado mesmo após o fim da pandemia, na sua avaliação?
Joel Barros Rodrigues: Acredito que sim. Ela tende a entrar (na rotina). As pessoas já tiveram a prova que dá para ser feito, ter um trabalho, um resultado. Dá para ganhar dinheiro com outras formas de empresa. Até o serviço público tende a se reinventar e prestar um serviço mais próximo do cidadão, com menos custos e on-line. Tende a permanecer e gerar mais sinergia e resultados. Criar valores mesmo para a sociedade.
CRA-MS: Qual recado deixa para quem está pensando em seguir na profissão?
Joel Barros Rodrigues: É uma profissão em que você não vai se arrepender, pois, acima de tudo, é uma forma de ver e encaminhar sua vida. Pode ganhar, criar valores para si, não só como profissional de administração. Mas, também, trazer uma administração para sua vida.
CRA-MS: E para os colegas, qual o conselho neste mês do Administrador?
Joel Barros Rodrigues: Temos que, cada vez mais, nos qualificar. É uma tendência. Qualificação, estudo constante, mas sem se descolar da família, da nossa vida social.
Joel é conselheiro regional de Administração