Você está visualizando atualmente O impacto da Gestão Administrativa na Saúde Pública de Campo Grande

O impacto da Gestão Administrativa na Saúde Pública de Campo Grande

A versatilidade do administrador permite que ele atue em diversas áreas como finanças, marketing, RH e logística. Sua formação abrangente e capacidade de aprendizado contínuo o tornam apto a enfrentar desafios em qualquer setor. Além de interligar áreas e coordenar esforços para alcançar objetivos, o administrador é um agente de mudança e protagonista em transformar realidades, sendo essencial em diversos setores da economia.

E no dia 7 de junho, o administrador Ivandro Fonseca, ex-secretário de Saúde de Campo Grande, foi homenageado pela prefeita Adriane Lopes e pela atual secretária Municipal de Saúde do município, Rosana Leite, pelos serviços prestados durante a sua gestão. Na ocasião foi inaugurado a Galeria Honra dos ex-secretários.

Fonseca foi o primeiro administrador na história da Saúde Pública da capital, destacando-se por implementar o método PDCA, fazendo Campo Grande alcançar o 1º lugar em investimento em saúde entre as capitais brasileiras em 2014. Seu trabalho foi aprovado por mais de 70% dos servidores e da população segundo pesquisa de 2016.

“Os resultados vieram, porque sempre apliquei as ferramentas da Administração. Trabalhamos muito com o PDCA, onde aplicamos uma metodologia de gestão que visava a melhoria contínua dos processos por meio de um ciclo de quatro etapas inter relacionadas: Planejar (Plan), Fazer (Do), Verificar (Check) e Agir (Act)”, explica.

Com uma extensa trajetória profissional, incluindo pós-graduações em diversas áreas e mais de 20 anos de experiência na gestão do SUS. Foi responsável por projetos inovadores, como o Terceiro Turno, Consulta Única, Fila Zero e Equipe Móvel, que melhoraram significativamente o atendimento à saúde na cidade. Durante sua gestão, foram construídas várias UPAs e viabilizados recursos para reformas e novas construções, beneficiando milhares de pacientes. Atualmente, Fonseca é consultor técnico, perito em saúde e membro de várias entidades nacionais no setor.

Segundo pesquisa realizada em novembro de 2016, na ouvidoria do SUS, os projetos criados por Fonseca, obteve mais de 70% de aprovação dos servidores e da população. Segundo Ivandro Fonseca, ele dedica esta homenagem a todos os administradores de MS e a Diretoria do Conselho Regional de Administração do Mato Grosso do Sul (CRA-MS), por todo apoio que sempre recebeu.

“Agradeço, também, aos meus amigos servidores da Saúde Pública de Campo Grande, afinal de contas, nada disso seria possível, se não fosse pelo apoio dos servidores públicos da saúde e da população. Dedico também, esta

homenagem, a Deus, minha querida mãezinha Ramona Correa Fonseca, que faleceu recentemente e se encontra na morada eterna. A minha esposa Elayne Fonseca e meus filhos Eloise, Isadora e Benicio, que sempre estiveram comigo nos momentos alegres e difíceis da vida”, frisou.

Confira o vídeo da Galeria Honra dos ex-secretários.