Uma das melhores notícias para quem é empreendedor e precisa dar aquele “up” nos negócios. Foi publicado no Diário Oficial da União o novo calendário para donos de pequenos negócios interessados em contratar empréstimos (créditos) pelo Programa Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Pronampe).
A partir desta segunda-feira, 25 de julho, os empreendedores já podem procurar as instituições financeiras para saber detalhes e dar entrada na solicitação.
A Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia confirmou que o crédito pode ser contratado até 31 de dezembro de 2024 e as taxas e prazos são atrativos, transformando o Pronampe em uma excelente oportunidade para crescer e prosperar nos negócios.
A taxa máxima de juros a ser cobrada dos empreendedores no âmbito do Pronampe será igual à taxa Selic (atualmente em 13,25% ao ano), acrescida de 6%, isto é, aproximadamente 19,25% ao ano, com prazo total máximo para o pagamento de 48 meses, sendo o máximo de carência de 11 meses e mais 37 parcelas para pagamento.
O Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul (CRA-MS) orienta que empreendedores tenham muita responsabilidade ao adquirir este crédito e que estejam acompanhados de profissionais de administração para realizar um diagnóstico e planejamento de uso desses recursos.
O administrador Silvio Sarro Alves destaca algumas orientações. “Antes de tomar um crédito, por mais atraente que seja as condições de taxa e prazo o empreendedor deverá ficar atento em algumas situações, sendo elas: defina o objetivo do empréstimo: Preciso? Pra que? Vai me gerar algum resultado a aplicação desse recurso?, analise a atua situação financeira do seu negócio: Conseguirei pagar as parcelas, reduza os gastos: a tomada do crédito viabilizará o aumento da minha receita ou a redução do meu custo operacional?, consulte um especialista: Os Administradores especialistas financeiros são capacitados para avaliar e sugerir a melhor modalidade de crédito necessário para o seu negócio”, explica.
A nova fase do Pronampe pode injetar na economia cerca de R$ 50 bilhões em operações de crédito para as micro e pequenas empresas, incluindo os microempreendedores individuais (MEI). Os recursos podem ser utilizados para investimentos, como adquirir máquinas e realizar reformas, e para capital de giro, como pagamento de salário dos funcionários e de contas como água, luz e aluguel.
Ainda de acordo com o vice-presidente do CRA-MS, “Mato Grosso do Sul conta com excelentes profissionais de administração aptos a contribuir com o desenvolvimento de todo tipo de empresa, seja do pequeno negócio a uma indústria. No caso do recurso disponibilizado por meio do Pronampe, tanto microempresários quanto microempreendedores individuais podem fazer o contato com um administrador antes da contratação do crédito. Desta maneira, estarão mais respaldados e conseguirão aplicar da melhor forma esse dinheiro que chega para alavancar os negócios”, destaca o administrador.
Os profissionais de administração podem explorar essa oportunidade e promover o contato com empresários oferecendo suporte. “Muitos empreendedores precisam de diagnósticos, planejamento, saber onde investir, acompanhar a evolução da empresa e os resultados da aplicação desses recursos, entre outras atividades que o administrador sabe executar. Explore uma comunicação mais profissional destacando o uso da sigla ADM antes do nome e insira o número do registro profissional junto ao CRA. Desta maneira, todos saberão que se trata de um profissional de gestão devidamente habilitado para aquela atividade”, explica Silvio Sarro Alves.
Atenção ao contratar um profissional de gestão, fique atento
O CRA-MS orienta os empreendedores que, ao conversar com um administrador, é preciso exigir o registro profissional junto ao conselho. Pela legislação, só pode atuar nas áreas da administração quem estiver devidamente registrados junto ao CRA-MS e a lei vale tanto para profissionais liberais quanto empresas que exploram as atividades nas áreas da administração. Se o empresário identificar que o prestador de serviços não tem o registro no CRA, pode denunciar a prática de exercício ilegal da profissão. O contato é (67) 3316-0300 e as informações são mantidas sob sigilo.
No site www.crams.org.br tem todas as informações sobre os campos privativos da Administração e os canais de denúncias. “Fica o nosso alerta, pois o CRA-MS trabalha diariamente para gerar oportunidades aos profissionais de Administração e eles sempre estão prontos para atender as empresas, como este momento agora de adquirir crédito. Nossa dica principal aos empresários é para que contratem um administrador, independente do tamanho do negócio. Só empresas com gestão profissional conseguem crescer rapidamente e de maneira eficiente”, finaliza o administrador Silvio Sarro Alves.
O CRA-MS realizou uma live sobre o tema! Acesse o Instagram (@cra_ms) e veja detalhes!