Nos dias 9 e 10 de agosto, aconteceu o Encontro Regional de Profissionais de Administração da Região Centro-Oeste 2023, um encontro que reuniu profissionais e especialistas da Administração para discutir e compartilhar insights valiosos sobre o tema “Desenvolvimento Sustentável: Turismo, Agronegócio, Rota de Integração Latino Americana e Estado Carbono Neutro”. O evento foi realizado em Bonito, Mato Grosso do Sul, e contou com a participação de uma ampla gama de profissionais.
O ERPA Centro-Oeste trouxe dois dias de intensa troca de conhecimentos, onde os participantes puderam aproveitar palestras informativas, painéis de discussão estimulantes e oportunidades de networking enriquecedoras. A diversidade de tópicos abordados refletiu a crescente complexidade e abrangência do tema central do evento, desde novas tecnologias emergentes e sustentáveis até estratégias de implementação.
Mostrando o grande sucesso do evento, compareceram profissionais do Paraná, Pará, Amazonas, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Sul, Tocantins, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Sergipe, Espírito Santo, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.
“O Encontro aqui no Mato Grosso do Sul estava sendo pensado desde 2019. Em 2021 fizemos de forma on-line e em fevereiro desse ano buscamos uma articulação com os outros regionais do Centro-Oeste para trazermos o evento presencial para Bonito. A temática de Desenvolvimento Sustentável não poderia ter melhor palco do que a capital do ecoturismo, o primeiro destino do mundo com certificação Carbono Neutro. Foram meses de intensa preparação, busca de parceiras e patrocínios, além da escolha cuidadosa dos palestrantes e painelistas que melhor traduzem e personalizam os temas abordados”, afirma o presidente do Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul, Adm. Marcelo Gomes Soares.
Destaque para as Palestras e Painéis Inspiradores:
O evento contou com a presença de palestrantes renomados, cujas apresentações cativaram a audiência e enriqueceram o debate em torno dos desafios e oportunidades no campo da Administração.
O ERPA começou com o Encontro Regional de Perícia e Administração Judicial da Região Centro-Oeste (ERPAJ), no dia 9 de agosto. Primeiro teve o Adm. Rômulo Larcher, Membro da Comissão Especial de Perícia Judicial, Extrajudicial e Administração Judicial – CEPAJ, que ministrou a palestra: Perícia Judicial e Extrajudicial – Oportunidade para os Profissionais de Administração.
Depois o Presidente do CRA-ES, Adm. Flávio Celso Rosa, participou do ERPAJ com a palestra: Planejamento da Comissão de Perícia do CFA. A última palestra desta parte do evento foi do Adm. Agenor Studart, CRA- CE, com a palestra: Perícia na Prática – Cases de Sucesso.
“Foi muito enriquecedor estar aqui em Mato Grosso do sul, participando do ERPA Centro-Oeste. Apresentei casos e reflexões sobre o tema que trouxe para cá e todos gostaram e se interessaram bastante, tanto no presencial quanto no online”, afirmou o Adm. Agenor Studart.
Encerrando o ERPAJ aconteceu o Painel Reflexões Sobre a Atuação dos Profissionais de Administração em Perícias, com mediação do Adm. Rogério Bezerra, Presidente da Comissão Especial de Perícia e Administração Judicial do CRA-MS, e os painelistas foram: Adm. Adriana Rodrigues (CFA) Adm. Ben Hur Salomão (CRA-MS) Adm. Agenor Studart (CRA-CE).
Após o ERPAJ, houve a palestra magna com o Dr. Ricardo Senna, Secretário Executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc-MS, que falou sobre a temática “O Papel da Inovação e da Sustentabilidade na Transformação do Mato Grosso do Sul”, onde ele discorreu sobre o tema, mostrando o que o Governo de MS tem feito, além trocar experiências e conhecimentos com os presentes.
Finalizando o primeiro dia ainda houve apresentação cultural do harpista Fabio Kaida, junto a sua banda, que encantou o público com a música paraguaia.
O segundo dia, 10 de agosto, começou com o painel Turismo Sustentável – Inclusão e Desenvolvimento, que foi mediado pelo Pós-Doutor Milton Augusto Pasquotto Mariani, que também foi um dos painelistas ao lado de Bruno Wendling, Diretor-Presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), e do Pós-Doutor Magnus Luiz Emmendoerfer. Eles compartilharam com os participantes suas visões e experiências sobre o tema, que não tinha lugar mais propício a ser debatido, já que Bonito é a Capital do Ecoturismo no Brasil.
A manhã do segundo dia do ERPA Centro-Oeste terminou com o painel Agronegócio, Rota Bioceânica e Estado Carbono Neutro – Oportunidades e Desafios, que foi mediado pelo Doutor Mateus Boldrine Abrita e teve como painelistas André Figueiredo Dobashi, Presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul, Doutor Márcio de Araújo Pereira, Diretor-Presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect-MS), e o Doutor Ricardo Senna (Semadesc).
Os insights e trocas foram inspiradores para todos que assistiram o painel, já que puderam ver como o agronegócio, a rota bioceânica e o estado carbono neutro pode impulsionar o desenvolvimento econômico da região de modo que não degrade o meio ambiente, mostrando ainda a importância do profissional da Administração neste processo.
Para finalizar o evento, a tarde do dia 10 de agosto foi palco para o Encontro de Mulheres, que começou com a palestra Inovação Disruptiva, da reitora do IFMS, Elaine Cassiano. Com sua vasta expertise sobre o tema, ela demonstrou exemplos e compartilhou visões sobre como a inovação tecnológica está remodelando nosso mundo.
Depois teve o painel “Inspirar para Fortalecer: o Papel das Mulheres Empreendedoras na Sociedade”, mediado pela Adm. Roosiley dos Santos Souza, Diretora de Fiscalização e Registro do CRA-MS.
Este painel contou com a participação de: Joice Carla Santana Marques, empreendedora inspiradora que compartilhou suas experiências e desafios no mundo dos negócios turísticos do Pantanal; Adm. Elaine Padilha Barreto Alves, presidente da Comissão de Mulheres do CRA-MS, que trouxe à tona a importância da representatividade feminina no mundo dos negócios; e Elaine Borges Monteiro Cassiano, que além de sua atuação como reitora do IFMS, trouxe uma perspectiva profunda sobre o desenvolvimento profissional das mulheres.
“Foi incrível participar deste evento. Tivemos momentos enriquecedores em todas as palestras e painéis e encerrar com essas mulheres foi enriquecedor e inspirador. Sei que todos os participantes saíram com mais conhecimento e motivados a seguir com a Administração em sua vida”, frisou Elaine Cassiano.
Quem encerrou o ERPA Centro-Oeste com chave de ouro, foi Guga Borba, que subiu ao palco e brilhou com um show memorável, envolvendo todos com seu pop rock regional em uma atmosfera de alegria e celebração.
“Ao final do Encontro nos sentimos realizados, pelo feedback que recebemos, temos a certeza de que os objetivos de realizarmos o evento em Mato Grosso do Sul foram alcançados. Pudemos discutir as mudanças de cenários, tivemos insights valiosos sobre as perspectivas da profissão, conhecemos as políticas públicas e como podemos auxiliar na transformação da realidade das pessoas e das empresas, bastando, para isso, nos capacitarmos para nos mantermos competitivos. Estamos cada vez mais preparados para oferecer profissionais altamente capacitados para a sociedade sul-mato-grossense, ocupando os espaços de gestão tanto no setor público como na iniciativa privada”, destaca o presidente do CRA-MS.
O ERPA Centro-Oeste 2023 não apenas proporcionou um ambiente propício para aprender e se atualizar sobre as últimas tendências em Administração e desenvolvimento sustentável, mas também permitiu que os participantes se conectassem com colegas do setor e estabelecessem parcerias valiosas.