Você está visualizando atualmente Como está sua equipe? Administradora dá dicas para envolver os colaboradores

Como está sua equipe? Administradora dá dicas para envolver os colaboradores

O ano começou e muitos empreendedores ainda seguem no período de organização e estruturação do time de trabalho. Aquela mentalidade popular de que o ano no Brasil só começa depois do carnaval não é muito bem a realidade dos empreendedores brasileiros.

Já tem gente pensando grande neste ano de 2023, tanto para quem está com novidades na forma de empreender, quanto quem busca uma solidez naquela tão sonhada vaga de trabalho.

O Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul (CRA-MS) conversou com a administradora Eliane Arruda. Com anos de experiência e diversos cases de sucesso, ela comenta sobre a postura dos gestores e iniciativas que podem fazer a diferença no dia a dia dos negócios.

Afinal, tanto no fim do ano quanto neste começo, os negócios são turbinados por promoções, férias, eventos, projetos, queima de estoques e muitos outros fatores que envolvem uma empresa, seus colaboradores e consumidores.

CRA-MS: Como administradores e demais gestores de pessoas podem identificar aqueles talentos dentro da equipe temporária e manter essa mão de obra no time neste início do ano?

Adm. Eliane Arruda – A observação dos comportamentos, reações e atitudes perante as atividades e desafios, além da pró-atividade são fatores essenciais a serem considerados. Vale destacar que este processo começa anteriormente no momento da contratação, onde define-se o perfil da vaga disponível, com as competências, atitudes e habilidades desejadas, mesmo se tratando de contratações temporárias.

CRA-MS: Como o empreendedor pode oferecer um acompanhamento mais eficiente para a equipe nesta temporada de pressão, vendas, gestão, entre outros desafios, ano novo, visto que não basta colocar o colaborador na empresa e abandoná-lo na função?

Adm. Eliane Arruda – Esse ponto varia de acordo com o porte e estrutura da empresa. Quando se trata de grande empresa, haverá uma estrutura de profissionais e sistemas adequados que possibilitará esse planejamento e acompanhamento, com atividades complementares programadas, além de análise e avaliação dos resultados. No ambiente da micro e pequena empresa, esse acompanhamento é mais próximo, através de diálogos qualificados, além de metas claras e desafiadoras, porém alcançáveis. A empatia e o respeito são fatores que favorecem as relações e fomentam clima de responsabilidade e comprometimento com o propósito maior a ser atingido.

CRA-MS: Quem não conseguiu contratar uma mão de obra seguindo todos os processos de gestão de pessoas, mas que deseja melhorar a gestão da equipe, como deve proceder?

Adm. Eliane Arruda – Recomendo o investimento constante na qualificação e capacitação da equipe, além de monitoramento constante dos resultados, para que os ajustes possam ser realizados de forma mais clara.

CRA-MS: Com tantas transformações, tecnologias e inovações, é possível desenvolver um trabalho com a equipe de colaboradores dentro do horário de expediente?

Adm. Eliane Arruda – Sim, é possível. É uma situação de planejamento e priorização da empresa quanto à qualificação e capacitação de pessoas.

CRA-MS: Vale a pena qualificar o trabalhador mesmo ele sendo temporário? Se sim, como iniciar?

Adm. Eliane Arruda – O processo de qualificação e desenvolvimento tende a elevar o nível de envolvimento e comprometimento dos profissionais, impactando em melhores resultados. Portanto, é uma questão de alinhamento com as dinâmicas da empresa e do mercado.

CRA-MS: Que dica você dá para os seus colegas, profissionais de administração, que estão iniciando a carreira na gestão de pessoas?

Adm. Eliane Arruda – A sugestão é que tenham a consciência de que as pessoas são os maiores ativos e também forças a serem constantemente aprimoradas e potencializadas. Que estejam sempre dispostos a trilhar um caminho de autodesenvolvimento e investimento em estudos relacionados à área, pois é um caminho infinito de constante desafios e aprendizados.

*****

Equipe CRA-MS orienta: Atuar com gestão de pessoas é para profissional de administração devidamente registrado no CRA-MS. Quem contrata mão de obra para atuar nas empresas junto aos colaboradores desenvolvendo atividades de gestor de pessoas deve exigir o registro profissional do prestador de serviços ou do funcionário. Para saber mais, acesse REGISTRO DE PESSOA FÍSICA ou entre em contato direto com o Departamento de Registro: registro@crams.org.br ou (67) 3316-0300.