“Mesmo com pandemia, Sistema Eletrônico de Informações do CRA-MS garante atendimento normal aos profissionais”
Para manter o padrão de atendimento e ampliar a agilidade das demandas, o Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul (CRA-MS) está utilizando a moderna plataforma SEI – Sistema Eletrônico de Informações.
Desde outubro do ano passado, quando o CRA-MS implantou o SEI após convênio com o Conselho Federal de Administração, os colaboradores passaram a receber treinamentos e acompanhamento da equipe técnica de suporte do sistema. “A iniciativa do conselho inovou na forma de atender os profissionais e as empresas, como também contribuiu com a eficiência da gestão”, afirma o administrador Marcelo Gomes Soares, diretor Administrativo e Financeiro.
Diretor Adm. Marcelo Gomes e gerente executivo Adm. Nédio Júnior
Entre as funções do SEI estão a redução dos custos com papel, impressão, material de escritório, serviço de postagem e arquivamento, racionalização, transparência e padronização dos procedimentos administrativos, promoção de iniciativas de sustentabilidade ambiental e financeira, tais como redução de consumo e de suprimentos, de combustível, manutenção de veículos, realocação de colaboradores e melhoria do desempenho de suas atividades, e ainda, oferta de plataforma com níveis de segurança que garantem a tramitação e a autenticidade dos documentos.
Dos 27 conselhos regionais de administração (CRAs), 24 já solicitaram a adesão ao SEI e 17 deles já estão trabalhando com o sistema devidamente implantado. De acordo com números, o CRA-MS é o 4º do país em número de processos administrativos gerados e tramitados e está perto de assumir a terceira posição. Somente de 1º de janeiro a 29 de fevereiro deste ano, o CRA-MS gerou 700 documentos no sistema. “Os números comprovam o avanço da gestão do Sistema CFA/CRAs. A tendência agora é que o público externo passe a compreender a importância do sistema, uma vez que muitos profissionais e empresas do setor já sentem a diferença no atendimento”, conclui o diretor Adm. Marcelo Soares.
Equipe CFA realiza treinamento da Equipe CRA-MS para trabalhar com o SEI
Com o SEI funcionando, os colaboradores do CRA-MS estão trabalhando em home-office, devido a recomendação das instituições de saúde que determinam a iniciativa para o enfrentamento ao coronavírus (COVID-19). Cada colaborador, de todos os setores, estão com estrutura, como equipamentos eletrônicos, que permitem o atendimento via celular, whatsapp e acesso ao SEI. “O sistema facilita a gestão dos trâmites administrativos e muitos órgãos já estão utilizando. É uma modernidade extremamente necessária para quem busca agilidade e eficiência na gestão”, afirma o administrador Nédio Mendes Júnior, gerente executivo do CRA-MS.
Exemplo de SEI na prática
Quando um profissional de administração, ou empresa, solicita algo junto ao CRA-MS, imediatamente é criado um processo dentro do sistema do conselho. O colaborador que gera o processo, de acordo com o assunto e o setor, abre uma sala de tramitação do documento e este chega rapidamente ao setor que pode despachar o documento de acordo com a demanda, legislação vigente e prazos estabelecidos por regimentos ou outras resoluções. Ao mesmo tempo que o processo é tramitado, os gestores do órgão acompanham em tempo real e podem dar os despachos assinando eletronicamente de qualquer lugar do mundo, se assim a demanda necessitar.
SEI é ferramenta fundamental para garantir a eficiência da gestão
Para a gerente administrativa do conselho, administradora Meire Pelk, “a transparência dos dados e a velocidade com que as informações podem ser tramitadas são fundamentais nos dias atuais, principalmente porque os gestores podem acompanhar tudo de perto de qualquer lugar do mundo. Ou seja, os profissionais de administração têm a certeza de que suas demandas são tratadas de maneira prioritária dentro da instituição, se comparado aos processos antes do sistema”.
Para saber mais detalhes ou falar com a equipe, confira os canais de comunicação abaixo:
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