O Mato Grosso do Sul é palco de uma revolução sustentável com o reconhecimento do projeto BijUP – Inovação em Logística Reversa e Upcycling de Bijuterias. Desenvolvido pelo Time Enactus da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) de Naviraí, a iniciativa conquistou o 1º lugar da Região Centro-Oeste no prestigiado Ideathon Transformar 2025, promovido pela Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD), em colaboração com o Conselho Federal de Administração (CFA).
A vitória do BijUP foi celebrada com a entrega simbólica da premiação durante o Dia do Administrador (16 de outubro) em Naviraí, em um evento que uniu a comunidade, professores e estudantes. O projeto propõe a primeira estruturação de uma cadeia de logística reversa de bijuterias no Brasil, transformando resíduos em novas peças por meio do upcycling (reaproveitamento criativo).
♻️ A Inovação por Trás da Cadeia Reversa
O BijUP nasceu para solucionar um problema ambiental silencioso e de grande volume: o descarte incorreto de bijuterias, que, embora pequenas, contêm metais pesados e carecem de rotulagem clara para o consumidor.
“Nós pesquisamos e não encontramos nada parecido,” afirma a equipe. “Aqui a gente tem algumas iniciativas de artesãos que já utilizam no processo criativo essas bijuterias. Mas não temos uma estruturação de uma cadeia logística reversa que é o que o BijUP busca,” destacou a coordenadora da equipe, professora Sibelly Resch
O projeto não se limita ao reaproveitamento; ele questiona a falta de informação ao consumidor: “Quando você vai comprar uma bijuteria, você tem muito pouca opção, em termos de rotulagem, de informação, para você decidir qual que vai ter uma durabilidade maior,” explica a coordenadora a equipe.
O potencial é imenso, e a equipe de Naviraí já vislumbra a expansão. O objetivo, claro, é iniciar localmente e regionalmente, mas existe a expectativa de parcerias com grandes redes para instalar ecopontos em todo o território nacional.
👥 Desafio de Gestão e Suporte Multidisciplinar
Apesar do sucesso, a equipe enfrentou grandes desafios logísticos, típicos de um Time Enactus – uma ONG global que atua em mais de 30 países e tem mais de 100 times no Brasil.
“Todos os nossos alunos são trabalhadores,” revela a professora. “Todo e qualquer projeto tem um desafio logístico de marcar reuniões, de execução mesmo das atividades.”
Outro ponto desafiador é a escalabilidade da solução: como reaproveitar eficientemente a infinidade de tipos de peças e materiais presentes nas bijuterias? A equipe está aberta a parceria para desenvolver esse retorno ao ciclo produtivo.
A força do BijUP reside justamente em sua formação multidisciplinar. O Time Enactus de Naviraí conta com alunos de Arquitetura, Pedagogia e Administração.
“É muito importante a gente ter essa visão de diferentes áreas,” destaca a equipe. “A inserção do nosso aluno de Pedagogia nas escolas, por exemplo, nos ajudou muito a colocar os ecopontos dentro das escolas,” disse a professora.
O projeto contou com o suporte essencial da UFMS, que estimulou o desenvolvimento dos times Enactus, fornecendo apoio e, em alguns casos, bolsas de extensão. O apoio do laboratório IFMAKER do IFMS de Naviraí foi fundamental para o desenvolvimento físico do ecoponto.
💡 Mensagem para os Futuros Administradores
A conquista do primeiro lugar no Ideathon é um exemplo claro de que a Administração vai muito além do lucro. A mensagem da equipe para os futuros gestores de Mato Grosso do Sul é um chamado à inovação com propósito:
“Onde há um problema, há sempre uma oportunidade de inovação. Os negócios têm um propósito, e esse propósito é solucionar problemas… O nosso Mato Grosso do Sul está cheio deles para serem resolvidos,” afirmou a professora.
O BijUP, com sua cadeia inovadora de logística reversa e upcycling, prova que é possível unir criatividade, impacto social e consciência ambiental, transformando resíduos em prosperidade.
Time Enactus UFMS Naviraí: Mariana de Oliveira Lima, Quézia Hemilly Basílio Ramires, Kaiane Ferreira de Oliveira, Vinicius Benites de Souza, Julia Oliveira Formenton e Rhaysa Garcia Rocco, sob a coordenação da Professora Sibelly Resch.
