Os últimos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) comprovam a eficiência do ensino dos cursos de Administração, Turismo e Tecnologia em Processos Gerenciais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
O Enade avalia, com notas de 0 a 5, o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional. O nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial também são avaliados.
Nas avaliações que ocorreram em 2018 e que foram divulgadas neste ano, o curso Tecnologia em Processos Gerenciais, Administração e Turismo estão entre os destaques. As três profissões são de áreas privativas da Administração e os bacharéis precisam de registro profissional para atuar no mercado.
Dos cursos da UFMS, Administração e Turismo conquistaram nota 4. O curso de Administração do campus de Paranaíba, obteve ainda nota máxima no Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado, que considera os resultados no próprio Enade.
O grande destaque foi o curso Tecnologia em Processos Gerenciais (TPG) que conquistou a nota máxima (5). O resultado foi muito comemorado por alunos e professores da UFMS, e pelo Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul (CRA-MS). O TPG está inserido dentro da estrutura da educacional da Escola de Administração e Negócios (ESAN).
Para o acadêmico Rafael Queiroz Rodrigues, do 4º semestre do TPG, “a satisfação de poder colocar em prática os conhecimentos adquiridos diariamente, não tem preço. As aulas são dinâmicas, professores competentes e dedicados e todo o conteúdo é pensado na aplicabilidade no mercado de trabalho”, afirma.
“A Secretaria Especial de Avaliação Institucional, em parceria com a Pró-reitoria de Graduação, tem trabalhado para que as avaliações reflitam as reais condições dos cursos e isso tem proporcionado melhoria nos resultados, com vários cursos com boa avaliação e muitos subindo seus conceitos”, afirma Ruy Alberto Caetano Corrêa Filho, pró-reitor de Graduação da UFMS.
Para a conselheira regional de Administração, professora doutora Caroline Pauletto Spanhol, “os resultados do Enade mostram a excelência do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais e de seus profissionais. Destaca-se, também, que a forma de ensinar deve ser sempre inovadora para que tenhamos profissionais de alto nível no mercado. Aliada a isso, a atuação do CRA-MS contribui para esses avanços, pois promove atividades de educação continuada, orientação e fiscalização do exercício profissional, garantindo no mercado apenas os profissionais habilitados”, destaca a educadora.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Profª Drª Caroline Spanhol é conselheira regional de Administração no CRA-MS
São docentes do curso TPG-UFMS, os professores Adriano Viana Bednaski, Alberto de Barros Aguirre, Camila Moreira Almeida De Miranda, Caroline Pauletto Spanhol Finocchio, Daniel Amorim Souza Centuriao, Denise Barros de Azevedo, Edson Rodrigues Carvalho, Elaine Aparecida de Oliveira da Silva, Elcio Gustavo Benini, Erick Pusck Wilke, Filipe Quevedo Pires de Oliveira e Silva, Heloisa Laura Queiroz Gonçalves da Costa, Jeovan de Carvalho Figueiredo, Marcelo Ribeiro Silva, Matheus Wemerson Gomes Pereira, Noslin de Paula Almeida, Olivier Francois Vilpoux, Pedro Henrique Sant Ana Rissato, Rogers Barros de Paula, Rosamaria Cox Moura Leite Padgett e Silvia Morales de Queiroz Caleman.
Saiba mais sobre os resultados do Enade: http://portal.inep.gov.br/web/guest/educacao-superior/indicadores-de-qualidade/resultados
(Assessoria CRA-MS com informações da UFMS)