Encontro Regional de Profissionais de Administração do Centro-Oeste

09 e 10 de Agosto Bonito -MS
9 e 10 de Agosto
Bonito -MS
Tema: Desenvolvimento Sustentável: Turismo, Agronegócio, Rota de Integração Latino Americana e Estado Carbono Neutro.
O ERPA – Centro-Oeste 2023 acontece em Bonito e reúne especialistas em gestão empresarial para discutir estratégias e ideias inovadoras. O evento debaterá temas como: gestão, finanças, marketing, liderança, inovação, empreendedorismo e sustentabilidade, dando destaque para a integração latino-americana e busca pela neutralidade de carbono. Palestras, networking e soluções sustentáveis para turismo e agronegócio também farão parte do Encontro. Junte-se a nós nessa jornada rumo a um futuro sustentável.
erpa 2023
Sobre o Palestrante
Eduardo graduou-se em Ciências Biológicas, com bacharelado em Genética, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e obteve mestrado em Zootecnia na área de Melhoramento Genético Animal pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Além disso, ele cursou MBA em Gestão Empresarial na Escola de Pós-Graduação em Economia (EPGE) da Fundação Getúlio Vargas e participou do programa de Gestão Estratégica para Dirigentes Empresariais realizado pelo INSEAD em Fontainebleau, na França.
Sobre a Palestrante
Primeira mulher eleita pela comunidade acadêmica do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) para o cargo, a reitora Elaine Borges Monteiro Cassiano foi nomeada no dia 26 de novembro e empossada no dia 05 de dezembro de 2019 pelo Ministério da Educação (MEC). É doutora em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).
PAINELISTAS
Administradora de empresas, com ênfase em Comercio Exterior, formada pela Universidade Católica Dom Bosco. MBA em Gestão Empresarial pela mesma instituição. Trabalha há 20 anos com gestão financeira. É Conselheira do Conselho Regional de Administração de MS, e presidente da Comissão de Mulheres pelo CRA/MS.
Administradora de empresas, com ênfase em Comercio Exterior, formada pela Universidade Católica Dom Bosco. MBA em Gestão Empresarial pela mesma instituição. Trabalha há 20 anos com gestão financeira. É Conselheira do Conselho Regional de Administração de MS, e presidente da Comissão de Mulheres pelo CRA/MS.
Especialista em Ecoturismo, Planejamento e Interpretação em Áreas Naturais pela Universidade Federal de Lavras-MG (UFLA), já trabalhou como técnico na Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, foi consultor do Ministério do Turismo, consultor no Instituto Marca Brasil – IMB, comandou a Secretaria de Turismo de Cairu/ Morro de São Paulo, na Bahia, e na Barcelona Media Inovação Brasil, conceituada empresa de inovações e estratégias associadas ao turismo.
Especialista em Ecoturismo, Planejamento e Interpretação em Áreas Naturais pela Universidade Federal de Lavras-MG (UFLA), já trabalhou como técnico na Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, foi consultor do Ministério do Turismo, consultor no Instituto Marca Brasil – IMB, comandou a Secretaria de Turismo de Cairu/ Morro de São Paulo, na Bahia, e na Barcelona Media Inovação Brasil, conceituada empresa de inovações e estratégias associadas ao turismo.
Doutor em Ciências Humanas: Sociologia e Política, UFMG (2009). Administrador e Mestre em Administração, UFSC (2004). Possui pós-doutorado em gestão, políticas públicas, turismo criativo e empreendedorismo em Universidades da Holanda e de Portugal. Professor Associado com atuação em Administração Pública no Programa de Pos-graduação em Administração (PPGAdm) Mestrado/Doutorado/Pós-doutorado na Universidade Federal de Viçosa (UFV) e no PPGTURPATRI-UFOP. Tem experiência em gestão acadêmica tendo sido coordenador do PPGAdm (2016-19) e do curso MINTER em Administração (2019-22) na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Foi Coordenador do Curso Lato Sensu em Gestão Pública Municipal – PNAP-UAB-CAPES (2013-2014). Tem experiência na Diretoria do Centro Desenvolvimento Tecnológico Regional de Viçosa (CENTEV-UFV) e no Conselho Administrativo do Inst. Políticas Públicas e Des. Sustentável – IPPDS (2016-19). Foi Idealizador e Coordenador do Programa/Projeto de Extensão Universitária SuperAção Junior: Movimento Empresa Junior (MEJ) na UFV (2006-15). Diretor-presidente da Sociedade Brasileira de Administração Pública – SBAP (2018-2020) [Brazilian Society for Public Administration] membro da Câmara Especial de Avaliação de Projetos de Políticas Públicas da Fundação de Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG (2018-21). Membro do Conselho Fiscal da ANEGEPE – Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (2018-22). Diretor de Comunicação e Publicações da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração ? ANPAD (2000) [Brazilian Academy of Management], atuou no Comitê da Divisão de Ensino e Pesquisa (EPQ – 2013/2014), como Líder de Tema Casos para Ensino (EPQ-2011-12), Temas Emergentes em Inovação (ITE/2018) e Empreendedorismo (APB/2020-2023). É membro da Rede Iberoamericana de Estudos sobre Desenvolvimento Territorial e Governança (REDETEG), International Public Policy Association (IPPA), Rede de Pesquisadores em Gestão Social (RGS), Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Turismo (ANPTUR). Já foi membro da International Association of Time Uses Research (IATUR), da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) e representante estadual da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD 2015-16) Foi Editor Chefe da Revista de Administração Pública e Gestão Social – APGS (2012-2014) e Editor Adjunto da Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional – RBGDR (2016-2017). Membro de Conselho Editorial e parecerista de revistas científicas nacionais e estrangeiras, indexadas no WoS, Scopus, Scielo, Redalyc. É bolsista de produtividade no CNPq e lidera o grupo de pesquisa em Gestão e Desenvolvimento de Territórios Criativos (GDTeC) do Núcleo de Administração e Políticas Públicas (NAP2). Desde 2010, já coordenou (ou participou em equipes) de 29 pesquisas com financiamento de agências como CNPq, CAPES, FAPEMIG e FUNARBE, contribuindo com formação de 69 pesquisadores com (co)orientações concluídas: (5) pós-doutorado; (5) doutorado; (26) mestrado; e, (33) iniciação científica com bolsa. Atua em Observatórios de Pesquisa como: Sociedade Pós-Pandêmica (OSPP)/UnB-UFBA-UFMT e o de Turismo/EACH-USP. Publicou 4 livros (um deles pela Escola Nacional de Administração Pública – ENAP), participou da organização de 18 livros e escreveu 51 capítulos de livros, sendo 5 em Editoras estrangeiras (Springer, Edward Elgar, IGI Global, CIET e ISSWOV). Participa em conferencias internacionais no México, EUA, Equador, Peru, Colômbia, Uruguai, Portugal, Espanha, Itália, Hungria, Canadá, Noruega, além de eventos nacionais. Professor visitante nas Universidades de Breda (Holanda), Minho, Algarve, Évora e Lisboa (Portugal). Sua agenda centra-se em Governança e Políticas Públicas, principalmente, em setores emergentes como Turismo, Economia Criativa, Inovação e Empreendedorismo no Setor Público. Coordenador Geral da Cátedra UNESCO Creative Economy & Public Policies (2022-26)
Doutor em Ciências Humanas: Sociologia e Política, UFMG (2009). Administrador e Mestre em Administração, UFSC (2004). Possui pós-doutorado em gestão, políticas públicas, turismo criativo e empreendedorismo em Universidades da Holanda e de Portugal. Professor Associado com atuação em Administração Pública no Programa de Pos-graduação em Administração (PPGAdm) Mestrado/Doutorado/Pós-doutorado na Universidade Federal de Viçosa (UFV) e no PPGTURPATRI-UFOP. Tem experiência em gestão acadêmica tendo sido coordenador do PPGAdm (2016-19) e do curso MINTER em Administração (2019-22) na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Foi Coordenador do Curso Lato Sensu em Gestão Pública Municipal – PNAP-UAB-CAPES (2013-2014). Tem experiência na Diretoria do Centro Desenvolvimento Tecnológico Regional de Viçosa (CENTEV-UFV) e no Conselho Administrativo do Inst. Políticas Públicas e Des. Sustentável – IPPDS (2016-19). Foi Idealizador e Coordenador do Programa/Projeto de Extensão Universitária SuperAção Junior: Movimento Empresa Junior (MEJ) na UFV (2006-15). Diretor-presidente da Sociedade Brasileira de Administração Pública – SBAP (2018-2020) [Brazilian Society for Public Administration] membro da Câmara Especial de Avaliação de Projetos de Políticas Públicas da Fundação de Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG (2018-21). Membro do Conselho Fiscal da ANEGEPE – Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (2018-22). Diretor de Comunicação e Publicações da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração ? ANPAD (2000) [Brazilian Academy of Management], atuou no Comitê da Divisão de Ensino e Pesquisa (EPQ – 2013/2014), como Líder de Tema Casos para Ensino (EPQ-2011-12), Temas Emergentes em Inovação (ITE/2018) e Empreendedorismo (APB/2020-2023). É membro da Rede Iberoamericana de Estudos sobre Desenvolvimento Territorial e Governança (REDETEG), International Public Policy Association (IPPA), Rede de Pesquisadores em Gestão Social (RGS), Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Turismo (ANPTUR). Já foi membro da International Association of Time Uses Research (IATUR), da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) e representante estadual da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD 2015-16) Foi Editor Chefe da Revista de Administração Pública e Gestão Social – APGS (2012-2014) e Editor Adjunto da Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional – RBGDR (2016-2017). Membro de Conselho Editorial e parecerista de revistas científicas nacionais e estrangeiras, indexadas no WoS, Scopus, Scielo, Redalyc. É bolsista de produtividade no CNPq e lidera o grupo de pesquisa em Gestão e Desenvolvimento de Territórios Criativos (GDTeC) do Núcleo de Administração e Políticas Públicas (NAP2). Desde 2010, já coordenou (ou participou em equipes) de 29 pesquisas com financiamento de agências como CNPq, CAPES, FAPEMIG e FUNARBE, contribuindo com formação de 69 pesquisadores com (co)orientações concluídas: (5) pós-doutorado; (5) doutorado; (26) mestrado; e, (33) iniciação científica com bolsa. Atua em Observatórios de Pesquisa como: Sociedade Pós-Pandêmica (OSPP)/UnB-UFBA-UFMT e o de Turismo/EACH-USP. Publicou 4 livros (um deles pela Escola Nacional de Administração Pública – ENAP), participou da organização de 18 livros e escreveu 51 capítulos de livros, sendo 5 em Editoras estrangeiras (Springer, Edward Elgar, IGI Global, CIET e ISSWOV). Participa em conferencias internacionais no México, EUA, Equador, Peru, Colômbia, Uruguai, Portugal, Espanha, Itália, Hungria, Canadá, Noruega, além de eventos nacionais. Professor visitante nas Universidades de Breda (Holanda), Minho, Algarve, Évora e Lisboa (Portugal). Sua agenda centra-se em Governança e Políticas Públicas, principalmente, em setores emergentes como Turismo, Economia Criativa, Inovação e Empreendedorismo no Setor Público. Coordenador Geral da Cátedra UNESCO Creative Economy & Public Policies (2022-26)
Especialista em Auditoria e Contabilidade Financeira – Faminas-Campus Muriaé (2005), graduado em Ciências Contábeis – Faculdades Reunidas Nuno Lisboa-RJ (1986) e Administração – Faculdades Reunidas Nuno Lisboa-RJ (1984). Experiência na área da Administração e da Contabilidade, com ênfase em Pericia Administrativa Contábil e ainda em Administração Judicial, Atua também como Consultor nas áreas da: contabilidade, administração, perícia administrativa contábil, assessoria administrativa contábil e palestras profissionais.
Especialista em Auditoria e Contabilidade Financeira – Faminas-Campus Muriaé (2005), graduado em Ciências Contábeis – Faculdades Reunidas Nuno Lisboa-RJ (1986) e Administração – Faculdades Reunidas Nuno Lisboa-RJ (1984). Experiência na área da Administração e da Contabilidade, com ênfase em Pericia Administrativa Contábil e ainda em Administração Judicial, Atua também como Consultor nas áreas da: contabilidade, administração, perícia administrativa contábil, assessoria administrativa contábil e palestras profissionais.
Primeira mulher eleita pela comunidade acadêmica do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) para o cargo, a reitora Elaine Borges Monteiro Cassiano foi nomeada no dia 26 de novembro e empossada no dia 05 de dezembro de 2019 pelo Ministério da Educação (MEC). É doutora em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), mestre em Produção e Gestão Agroindustrial (Anhanguera-Uniderp), especialista em Gestão de Pessoas pelo Centro de Ensino Superior de Rondonópolis (Cesur), especialista em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e graduada em Administração pelo Centro de Ensino Superior de Rondonópolis (Cesur). Ingressou como docente do IFMS em 2012, tendo ocupado os cargos de diretora do Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (Cread), pró-reitora de Ensino e Pós-Graduação, diretora da Educação Superior e coordenadora de Gestão Acadêmica.
Primeira mulher eleita pela comunidade acadêmica do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) para o cargo, a reitora Elaine Borges Monteiro Cassiano foi nomeada no dia 26 de novembro e empossada no dia 05 de dezembro de 2019 pelo Ministério da Educação (MEC). É doutora em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), mestre em Produção e Gestão Agroindustrial (Anhanguera-Uniderp), especialista em Gestão de Pessoas pelo Centro de Ensino Superior de Rondonópolis (Cesur), especialista em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e graduada em Administração pelo Centro de Ensino Superior de Rondonópolis (Cesur). Ingressou como docente do IFMS em 2012, tendo ocupado os cargos de diretora do Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (Cread), pró-reitora de Ensino e Pós-Graduação, diretora da Educação Superior e coordenadora de Gestão Acadêmica.
Presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul
Presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul
Ricardo Senna – Secretário-Adjunto de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar
A informar
A informar
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal – UNIDERP (2003), mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006) e doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2014) . Atualmente é médica veterinária autônoma com experiência em reprodução de pequenos ruminantes, atuando principalmente nos seguintes temas: ovinos, andrologia, sincronização de estro, cidr, ecg, laparoscopia, hormônios e ultra-sonografia.
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal – UNIDERP (2003), mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006) e doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2014) . Atualmente é médica veterinária autônoma com experiência em reprodução de pequenos ruminantes, atuando principalmente nos seguintes temas: ovinos, andrologia, sincronização de estro, cidr, ecg, laparoscopia, hormônios e ultra-sonografia.
1° mulher eleita Conselheira Federal por Pernambuco do CFA. Mandado 2023/2026;
Recebeu homenagem da Editora Império “mulher Incrível” que dará origem a obra Mulheres Incríveis e suas histórias de superação que será lançado no segundo semestre de 2023.
Com Formação em Administração e Direito, MBA em Gerenciamento de projetos, Coach pela SBC, HCMP – Certificação em Gestão de Mudanças;
Coautora de Trabalho Científico na área de Perícia, onde recebeu premiação de melhor trabalho na categoria oral no Congresso Nacional de Criminalística; e também apresentado na Conferência Internacional de Ciências Forense.
Trabalhou em empresas multinacionais como a Petrobrás e atualmente trabalha em formato de empreendedorismo como Gestora e Perita Grafotécnica.
Coordenadora da Comissão Especial de Perícia do CFA;
Coordenadora da Comissão Especial de Perícia do CRA-PE
Vice diretora da Câmara de Relações Internacionais e Eventos do CFA;
Membro da comissão de Desenvolvimento Humano e Combate ao Assédio Moral e Sexual do CFA;
Membro da comissão especial ADM mulher do CRA-PE
1° mulher eleita Conselheira Federal por Pernambuco do CFA. Mandado 2023/2026;
Recebeu homenagem da Editora Império “mulher Incrível” que dará origem a obra Mulheres Incríveis e suas histórias de superação que será lançado no segundo semestre de 2023.
Com Formação em Administração e Direito, MBA em Gerenciamento de projetos, Coach pela SBC, HCMP – Certificação em Gestão de Mudanças;
Coautora de Trabalho Científico na área de Perícia, onde recebeu premiação de melhor trabalho na categoria oral no Congresso Nacional de Criminalística; e também apresentado na Conferência Internacional de Ciências Forense.
Trabalhou em empresas multinacionais como a Petrobrás e atualmente trabalha em formato de empreendedorismo como Gestora e Perita Grafotécnica.
Coordenadora da Comissão Especial de Perícia do CFA;
Coordenadora da Comissão Especial de Perícia do CRA-PE
Vice diretora da Câmara de Relações Internacionais e Eventos do CFA;
Membro da comissão de Desenvolvimento Humano e Combate ao Assédio Moral e Sexual do CFA;
Membro da comissão especial ADM mulher do CRA-PE
Adm. Agenor Studart, Diretor Acadêmico da Escola Superior de Peritos e Administradores Judiciais do Ceará e membro da Comissão Especial de Perícia e Administração Judicial do CFA
Adm. Agenor Studart, Diretor Acadêmico da Escola Superior de Peritos e Administradores Judiciais do Ceará e membro da Comissão Especial de Perícia e Administração Judicial do CFA
Perito Contábil – CRC/MS 11.914
Administrador – CRA/MS 7.090
Bacharel em Direito pela Unigran
Pós Graduado em Contabilidade e Controladoria pela Unigran
Empresário
Perito Contábil – CRC/MS 11.914
Administrador – CRA/MS 7.090
Bacharel em Direito pela Unigran
Pós Graduado em Contabilidade e Controladoria pela Unigran
Empresário
Adm. Flávio Celso Santos Rosa CRA-ES 3766, Administrador. Coordenador do Instituto de Administração do Espírito Santo (IAES/CRA-ES), Consultor Trabalhista, Previdenciário e Perito Judicial, Consultor com expertise em Planejamento Empresarial, Planejamento Estratégico e Recursos Humanos.
Adm. Flávio Celso Santos Rosa CRA-ES 3766, Administrador. Coordenador do Instituto de Administração do Espírito Santo (IAES/CRA-ES), Consultor Trabalhista, Previdenciário e Perito Judicial, Consultor com expertise em Planejamento Empresarial, Planejamento Estratégico e Recursos Humanos.
Graduado em Administração de Empresas – UFMS (1999), Mestre em Agronegócios – UFMS/Unb/UFG (2005), possui Doutorado em Desenvolvimento Rural – PGDR/UFRGS (2013), com período sanduíche na Universidade de Wageningen (Holanda). Professor Adjunto, ocupou a função de Pró-Reitor de Administração e Planejamento da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Diretor-Presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul – FUNDECT/MS (2017 – 2019) e atual gestão (2020 – 2022).
Graduado em Administração de Empresas – UFMS (1999), Mestre em Agronegócios – UFMS/Unb/UFG (2005), possui Doutorado em Desenvolvimento Rural – PGDR/UFRGS (2013), com período sanduíche na Universidade de Wageningen (Holanda). Professor Adjunto, ocupou a função de Pró-Reitor de Administração e Planejamento da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Diretor-Presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul – FUNDECT/MS (2017 – 2019) e atual gestão (2020 – 2022).
Economista formado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, possui MBA em Gestão Empresarial Estratégica em Agribusiness pela Fundação Getúlio Vargas, mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
É professor colaborador dos cursos de graduação em Ciência Econômicas e Administração da UFMS, professor local da pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas. Foi professor e coordenador de curso na Faculdade SENAI Campo Grande e ex-professor de economia na UNAES, UCDB. Atuou como consultor de planejamento e estratégia na implantação dos Consórcios Intermunicipais de Segurança Alimentar; na elaboração dos Planos de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável para as regiões de Campo Grande e Bonito-Serra da Bodoquena; na elaboração dos estudos socioeconômicos do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado de Mato Grosso do Sul e, em diversos projetos de planejamento municipal e regional.
Foi presidente do Conselho Regional de Economia e conselheiro do Conselho Federal de Economia. Tem atuado nas áreas de planejamento, gestão estratégica, desenvolvimento regional e territorial e políticas públicas de educação.
Economista formado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, possui MBA em Gestão Empresarial Estratégica em Agribusiness pela Fundação Getúlio Vargas, mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
É professor colaborador dos cursos de graduação em Ciência Econômicas e Administração da UFMS, professor local da pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas. Foi professor e coordenador de curso na Faculdade SENAI Campo Grande e ex-professor de economia na UNAES, UCDB. Atuou como consultor de planejamento e estratégia na implantação dos Consórcios Intermunicipais de Segurança Alimentar; na elaboração dos Planos de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável para as regiões de Campo Grande e Bonito-Serra da Bodoquena; na elaboração dos estudos socioeconômicos do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado de Mato Grosso do Sul e, em diversos projetos de planejamento municipal e regional.
Foi presidente do Conselho Regional de Economia e conselheiro do Conselho Federal de Economia. Tem atuado nas áreas de planejamento, gestão estratégica, desenvolvimento regional e territorial e políticas públicas de educação.
Mediadores
Pós-Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo. Doutor em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2001). Mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e Graduado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987). Atualmente é professor Titular na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, credenciado nos Programas de Pós-Graduação em Administração e em Estudos Fronteiriços. Tem experiência na área de Administração, Turismo, Desenvolvimento Regional e Local, Tecnologias Sociais, Economia Solidária e Planejamento Turístico. Participação nos conselhos editoriais das revistas: Revista Geo Pantanal – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Corumbá, Revista Interações – Universidade Católica Dom Bosco e Revista Brasileira de Ecoturismo – Sociedade Brasileira de Ecoturismo.
Pós-Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo. Doutor em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2001). Mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e Graduado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987). Atualmente é professor Titular na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, credenciado nos Programas de Pós-Graduação em Administração e em Estudos Fronteiriços. Tem experiência na área de Administração, Turismo, Desenvolvimento Regional e Local, Tecnologias Sociais, Economia Solidária e Planejamento Turístico. Participação nos conselhos editoriais das revistas: Revista Geo Pantanal – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Corumbá,Revista Interações – Universidade Católica Dom Bosco e Revista Brasileira de Ecoturismo – Sociedade Brasileira de Ecoturismo.
Possui um Pós-Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo, doutorado em Geografia Humana pela mesma instituição, além de mestrado em História Social e graduação em Geografia. Atualmente, é professor titular na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Pós-Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo. Doutor em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2001). Mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e Graduado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987). Atualmente é professor Titular na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, credenciado nos Programas de Pós-Graduação em Administração e em Estudos Fronteiriços. Tem experiência na área de Administração, Turismo, Desenvolvimento Regional e Local, Tecnologias Sociais, Economia Solidária e Planejamento Turístico. Participação nos conselhos editoriais das revistas: Revista Geo Pantanal – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Corumbá,Revista Interações – Universidade Católica Dom Bosco e Revista Brasileira de Ecoturismo – Sociedade Brasileira de Ecoturismo.
Possui graduação UFMS (2010), mestrado UEM (2012) e Doutorado UFRGS (2018) em Economia. Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, atuando nos cursos de Geografia Licenciatura e Bacharelado. Tem experiência nos seguintes temas: economia monetária, industrial, brasileira, agronegócio, desenvolvimento regional e econômico, mercado de capitais, inovação e geografia econômica. Possui Livros e capítulos publicados, artigos em periódicos científicos no Brasil e exterior. Também, trabalhos apresentados em eventos científicos no Brasil, países da América do Sul, Europa e Estados Unidos. Assessor de relações interinstitucionais e projetos estratégicos na UEMS, atual coordenador do Centro de Estudos de Fronteira General Padilha – CMO/UEMS e do Laboratório de eficiência e inovação na Gestão de Mato Grosso do Sul (LAB-GEIMS). Articulista esporádico nos jornais Lê Monde Diplomatique, O Estado MS e Correio do Estado. Comentários nas rádios Jovem Pan CG e Educativa FM. Membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Membro do Comitê Coordenador da Rede internacional HERMES – Pesquisadores Internacionais de Fronteiras, Integração e Conflitos. Vice-líder do grupo de pesquisa GEFRONTTER – Grupo de Estudos em Fronteira, Turismo e Território e pesquisador do Grupo Macroeconomia Estruturalista do Desenvolvimento ambos registrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Editor do periódico STRUCTURALIST DEVELOPMENT MACROECONOMICS BULLETIN (SDMB).
Possui graduação UFMS (2010), mestrado UEM (2012) e Doutorado UFRGS (2018) em Economia. Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, atuando nos cursos de Geografia Licenciatura e Bacharelado. Tem experiência nos seguintes temas: economia monetária, industrial, brasileira, agronegócio, desenvolvimento regional e econômico, mercado de capitais, inovação e geografia econômica. Possui Livros e capítulos publicados, artigos em periódicos científicos no Brasil e exterior. Também, trabalhos apresentados em eventos científicos no Brasil, países da América do Sul, Europa e Estados Unidos. Assessor de relações interinstitucionais e projetos estratégicos na UEMS, atual coordenador do Centro de Estudos de Fronteira General Padilha – CMO/UEMS e do Laboratório de eficiência e inovação na Gestão de Mato Grosso do Sul (LAB-GEIMS). Articulista esporádico nos jornais Lê Monde Diplomatique, O Estado MS e Correio do Estado. Comentários nas rádios Jovem Pan CG e Educativa FM. Membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Membro do Comitê Coordenador da Rede internacional HERMES – Pesquisadores Internacionais de Fronteiras, Integração e Conflitos. Vice-líder do grupo de pesquisa GEFRONTTER – Grupo de Estudos em Fronteira, Turismo e Território e pesquisador do Grupo Macroeconomia Estruturalista do Desenvolvimento ambos registrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Editor do periódico STRUCTURALIST DEVELOPMENT MACROECONOMICS BULLETIN (SDMB).
Possui graduação na UFMS (2010), mestrado na UEM (2012) e doutorado na UFRGS (2018) em Economia. Atualmente é professor efetivo na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, nos cursos de Geografia Licenciatura e Bacharelado.
Possui graduação UFMS (2010), mestrado UEM (2012) e Doutorado UFRGS (2018) em Economia. Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, atuando nos cursos de Geografia Licenciatura e Bacharelado. Tem experiência nos seguintes temas: economia monetária, industrial, brasileira, agronegócio, desenvolvimento regional e econômico, mercado de capitais, inovação e geografia econômica. Possui Livros e capítulos publicados, artigos em periódicos científicos no Brasil e exterior. Também, trabalhos apresentados em eventos científicos no Brasil, países da América do Sul, Europa e Estados Unidos. Assessor de relações interinstitucionais e projetos estratégicos na UEMS, atual coordenador do Centro de Estudos de Fronteira General Padilha – CMO/UEMS e do Laboratório de eficiência e inovação na Gestão de Mato Grosso do Sul (LAB-GEIMS). Articulista esporádico nos jornais Lê Monde Diplomatique, O Estado MS e Correio do Estado. Comentários nas rádios Jovem Pan CG e Educativa FM. Membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Membro do Comitê Coordenador da Rede internacional HERMES – Pesquisadores Internacionais de Fronteiras, Integração e Conflitos. Vice-líder do grupo de pesquisa GEFRONTTER – Grupo de Estudos em Fronteira, Turismo e Território e pesquisador do Grupo Macroeconomia Estruturalista do Desenvolvimento ambos registrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Editor do periódico STRUCTURALIST DEVELOPMENT MACROECONOMICS BULLETIN (SDMB).
Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS (2016). Possui graduação em Administração pela UFMS (2008). MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Faculdade Anhanguera de Dourados (2010). Servidor Público Federal. Presidente do Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul (CRA-MS) 2019 – 2022. Professor universitário. Perito Judicial. Administrador Judicial. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública.
Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS (2016). Possui graduação em Administração pela UFMS (2008). MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Faculdade Anhanguera de Dourados (2010). Servidor Público Federal, ocupante do cargo efetivo de Administrador na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Conselheiro Efetivo do Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul (CRA-MS). Professor universitário. Perito Judicial. Administrador Judicial. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública.
Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS (2016). Possui graduação em Administração pela UFMS (2008). MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Faculdade Anhanguera de Dourados (2010).
Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS (2016). Possui graduação em Administração pela UFMS (2008). MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Faculdade Anhanguera de Dourados (2010). Servidor Público Federal. Presidente do Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul (CRA-MS) 2019 – 2022. Professor universitário. Perito Judicial. Administrador Judicial. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública.
Possui graduação UFMS (2010), mestrado UEM (2012) e Doutorado UFRGS (2018) em Economia. Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, atuando nos cursos de Geografia Licenciatura e Bacharelado. Tem experiência nos seguintes temas: economia monetária, industrial, brasileira, agronegócio, desenvolvimento regional e econômico, mercado de capitais, inovação e geografia econômica. Possui Livros e capítulos publicados, artigos em periódicos científicos no Brasil e exterior. Também, trabalhos apresentados em eventos científicos no Brasil, países da América do Sul, Europa e Estados Unidos. Assessor de relações interinstitucionais e projetos estratégicos na UEMS, atual coordenador do Centro de Estudos de Fronteira General Padilha – CMO/UEMS e do Laboratório de eficiência e inovação na Gestão de Mato Grosso do Sul (LAB-GEIMS). Articulista esporádico nos jornais Lê Monde Diplomatique, O Estado MS e Correio do Estado. Comentários nas rádios Jovem Pan CG e Educativa FM. Membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Membro do Comitê Coordenador da Rede internacional HERMES – Pesquisadores Internacionais de Fronteiras, Integração e Conflitos. Vice-líder do grupo de pesquisa GEFRONTTER – Grupo de Estudos em Fronteira, Turismo e Território e pesquisador do Grupo Macroeconomia Estruturalista do Desenvolvimento ambos registrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Editor do periódico STRUCTURALIST DEVELOPMENT MACROECONOMICS BULLETIN (SDMB).
Doutora em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE), com período de estágio doutoral na Universidade de Lisboa – Instituto de Economia e Gestão – Lisbon School of Economics and Management (ISEG), Mestre em Desenvolvimento Local e Especialista em Sistemas de Informações Gerenciais pela Universidade Católica Dom Bosco. Graduada em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora Adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atua no Campus do Pantanal no Curso de Administração/UFMS, no Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP) da Escola de Negócios – ESAN/UFMS, Curso de Especialização em ?Gestão Estratégica de Organizações? – Campus de Paranaíba/UFMS 2022-2024. Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA ?FINANÇAS CORPORATIVAS? – Campus de Paranaíba/UFMS 2023-2025. Atuou no Curso de Especialização em Gestão de Organizações Públicas e Privadas na Contemporaneidade – Campus de Aquidauana/UFMS e no Curso de Especialização MBA em Gestão de Negócios?, Campus de Naviraí/UFMS. Ocupa cargos honoríficos como Conselheira Efetiva Conselho Regional de Administração – CRA/MS. Diretora de Fiscalização e Registros período 2021-2022/2023-2024 e Presidente da Comissão de Ensino Superior junto ao Conselho Regional de Administração – CRA/MS período 2021-2022/2023-2024.É Associada na Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas – ANEGEPE, ocupou o cargo de secretaria, tesoureira e Presidente do Conselho Fiscal 2018-2022, Primeira Titular no Conselho Fiscal biênio 2022/2024. Membro da Associação de Amigos da MARINHA Ladário – Corumbá ? SOAMAR – atual presidente biênio 2021-2023. Participou no desenvolvimento do software ability – nome comercial CORUMBAJOBS. Idealizadora e executora dos Projetos: ?Marinheiro Empreendedor e ?De Oficiais RM-2 a empreendedores? junto ao Sexto Distrito Naval de Ladário. Prestou Assessoria para o desenvolvimento do Projeto AGIR PANTANAL junto a Associação Comercial e Empresarial de Corumbá – realizado pela Fundação Vale, tendo como executor o Instituto Meio como Atividade Esporádica. Atuou como avaliadora por três anos consecutivos junto a Vale Operações Centro-Oeste – CÍRCULO DE CONTROLE DE QUALIDADE (CCQ). Reúne experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Empreendedorismo, Intenção e Perfil Empreendedor, Educação para o Empreendedorismo, Inovação, Gestão de Novos Negócios, Turismo, Desenvolvimento Local e Administração Estratégica no setor público. Também reúne experiência na organização de eventos científicos, na participação em bancas de trabalhos de qualificação e de conclusão de mestrado. Avaliadora em consórcio de mestrado e doutorado. Parecerista em avaliação de artigos científicos em periódicos indexados e eventos científicos, nas áreas de Administração.
Doutora em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE), com período de estágio doutoral na Universidade de Lisboa – Instituto de Economia e Gestão – Lisbon School of Economics and Management (ISEG).
Doutora em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE), com período de estágio doutoral na Universidade de Lisboa – Instituto de Economia e Gestão – Lisbon School of Economics and Management (ISEG), Mestre em Desenvolvimento Local e Especialista em Sistemas de Informações Gerenciais pela Universidade Católica Dom Bosco. Graduada em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora Adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atua no Campus do Pantanal no Curso de Administração/UFMS, no Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP) da Escola de Negócios – ESAN/UFMS, Curso de Especialização em ?Gestão Estratégica de Organizações? – Campus de Paranaíba/UFMS 2022-2024. Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA ?FINANÇAS CORPORATIVAS? – Campus de Paranaíba/UFMS 2023-2025. Atuou no Curso de Especialização em Gestão de Organizações Públicas e Privadas na Contemporaneidade – Campus de Aquidauana/UFMS e no Curso de Especialização MBA em Gestão de Negócios?, Campus de Naviraí/UFMS. Ocupa cargos honoríficos como Conselheira Efetiva Conselho Regional de Administração – CRA/MS. Diretora de Fiscalização e Registros período 2021-2022/2023-2024 e Presidente da Comissão de Ensino Superior junto ao Conselho Regional de Administração – CRA/MS período 2021-2022/2023-2024.É Associada na Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas – ANEGEPE, ocupou o cargo de secretaria, tesoureira e Presidente do Conselho Fiscal 2018-2022, Primeira Titular no Conselho Fiscal biênio 2022/2024. Membro da Associação de Amigos da MARINHA Ladário – Corumbá ? SOAMAR – atual presidente biênio 2021-2023. Participou no desenvolvimento do software ability – nome comercial CORUMBAJOBS. Idealizadora e executora dos Projetos: ?Marinheiro Empreendedor e ?De Oficiais RM-2 a empreendedores? junto ao Sexto Distrito Naval de Ladário. Prestou Assessoria para o desenvolvimento do Projeto AGIR PANTANAL junto a Associação Comercial e Empresarial de Corumbá – realizado pela Fundação Vale, tendo como executor o Instituto Meio como Atividade Esporádica. Atuou como avaliadora por três anos consecutivos junto a Vale Operações Centro-Oeste – CÍRCULO DE CONTROLE DE QUALIDADE (CCQ). Reúne experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Empreendedorismo, Intenção e Perfil Empreendedor, Educação para o Empreendedorismo, Inovação, Gestão de Novos Negócios, Turismo, Desenvolvimento Local e Administração Estratégica no setor público. Também reúne experiência na organização de eventos científicos, na participação em bancas de trabalhos de qualificação e de conclusão de mestrado. Avaliadora em consórcio de mestrado e doutorado. Parecerista em avaliação de artigos científicos em periódicos indexados e eventos científicos, nas áreas de Administração.
Confirmação de inscrição, entrega do kit participante e crachá de identificação.
Dica: Chegue cedo: Evite filas, chegue no horário para agilizar o credenciamento.
Mediação: Adm. Rogério Bezerra
Painelistas: Adm. Adriana Rodrigues (CFA)
Adm. Ben Hun Salomão (CRA-MS)
Adm. Agenor Studart (CRA-CE)
Palestra Magna Tema: Desenvolvimento Sustentável: Turismo, Agronegócio e Integração Latinoamericana – Estado Carbono Neutro.
Palestrante – Governador Eduardo Riedel
A definir Cantor Regional
Mediador: Pós-Doc Prof. Milton Augusto Pasquotto Mariani – UFMS
Painelistas: Marcelo Ferreira Miranda Secretário de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania e Bruno Wendling – Diretor-Presidente da Fundação de Turismo do MS. Magnus Luiz Emmendoerfer – Doutor em Ciências Humanas: Sociologia e Política, Administrador e Mestre em Administração
Intervalo / Participantes liberados.
Mediador Dr. Econ. Prof. Mateus Boldrine Abrita – UEMS
Painelistas: André Figueiredo Dobashi
Márcio de Araújo Pereira
Ricardo Senna
Intervalo / Participantes liberados para o almoço.
Responsavel: Adm.Roosiley dos Santos Souza
Participantes:
Joice Carla Santana Marques
Elaine Borges Monteiro Cassiano
Elaine Padilha Barreto Alves
Mariana Urt
Agência de Turismo Oficial do ERPA-CO
Ofertas especiais em hospedagens, passeios, transporte, bares e restaurantes durante o ERPA-CO em Bonito-MS.
Aproveite ao máximo sua experiência no evento com os descontos da Ygarapé.
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Se você pretende aproveitar os destinos turísticos de Bonito com a família, é recomendado optar pela locação de veículos.
(67) 99252-0783
eventos@crams.or.br
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