Secretário Mauricio Pinto Pereira Juvenal
Secretaria Nacional de Microempresa e Empresa de Pequena Porte do Brasil
Ver Currículo
O Encontro Regional de Profissionais de Administração do Centro-Oeste é um evento que reúne administradores, empresários, acadêmicos e profissionais da área para debater e compartilhar conhecimentos sobre empreendedorismo.
Nesta edição, o evento abordará como a inovação e a gestão estratégica são fundamentais para o crescimento sustentável dos negócios. Especialistas e cases de sucesso mostrarão como transformar desafios em oportunidades, além de explorar tendências do mercado, tecnologia e novas formas de empreender.
Se você deseja se conectar com profissionais da área, aprimorar suas habilidades e explorar novas possibilidades no mundo dos negócios, este evento é para você!
Um debate inspirador com líderes nacionais sobre o impacto das políticas públicas no empreendedorismo.
Secretaria Nacional de Microempresa e Empresa de Pequena Porte do Brasil
Ver CurrículoSecretário Nacional da Secretaria Nacional de Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, graduado em Comunicação Social e MBA em Parcerias Público-Privadas e Concessões. Na Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes, desempenhou funções estratégicas em três cargos de alta relevância como Secretário de Governo coordenando as ações gerais do Governo Municipal, relações institucionais com outros Poderes, ritmo de obras e entregas, além da gestão de órgãos como Ouvidoria, Controladoria Geral e Procuradoria Municipal. Responsável também pela otimização de processos e aplicação de recursos da Corporação Andina de Fomento (CAF). Secretário de Gestão Pública, liderando a política de Recursos Humanos, relações com servidores (efetivos, comissionados, estatutários e CLT), além das áreas de Compras, Gestão Patrimonial, TI, Almoxarifado e o Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC). Gerenciou recursos do Programa de Modernização Administrativa e Tributária (PMAT). Consultor para Assuntos de Governo do Estado, viabilizando relações com entes estaduais, captação de recursos via convênios e acesso a programas e políticas públicas para o município. Anteriormente, na Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de São Paulo atuou como Secretário de Estado, coordenando o planejamento e execução orçamentária estadual (incluindo LDO e LOA), gestão de órgãos de recursos humanos e articulação com entidades vinculadas como DETRAN, Fundação Seade, IAMSPE, Desenvolve SP, Investe SP e Companhia Paulista de Obras.
Um momento inspirador para abrir o evento com grandes nomes do empreendedorismo.
Dia – 08 de Agosto às 19h30
Formação Acadêmica em Administração e Direito. MBA em Gerenciamento de Projetos. Certificações em Coaching (SBC) e Gestão de Mudanças (HCMP). Formação em Lideranças Políticas pelo RenovaBR. Experiência Profissional com Atuação em multinacionais, incluindo Petrobras. Perita Judicial Grafotécnica e Empreendedora. Coautora de trabalho científico premiado em Criminalística e apresentado em conferência internacional. Reconhecimentos e Prêmios Incluída nas obras "Mulheres Incríveis e suas Histórias de Superação" (2024) e "Elas Voam" (2025). Premiada pela Revista Paradigma Expressão como Personalidade Destaque (2024). Homenageada pelo Dia do Profissional de Administração (Câmara dos Deputados e Senado Federal). Título de honra ao mérito por serviços à Administração no Brasil. Atuação Institucional como Conselheira Federal de Administração (CFA) – Primeira mulher eleita por Pernambuco (2023-2026). Ouvidora do CFA (2025-2026) – Única mulher na Diretoria Executiva. Vicediretora da Câmara de Eventos do CFA e coordenadora de projetos como a Cartilha de Combate ao Assédio. Autora do projeto que instituiu o Dia da Valorização da Mulher Profissional de Administração. Representou o Brasil na Organização Latino-Americana (Bolívia, 2024). Impacto Social como Idealizadora do projeto "Multirão do Bem" (arrecadação de alimentos). Voluntária em iniciativas como "Hamburgada do Bem". Criadora da Comissão ADM Mulher e de Ação Social no CRA-PE. Palestrante no maior Congresso Latino-americano de Administração (México). Uma líder multidisciplinar com trajetória marcante na administração, perícia, empreendedorismo e transformação social.
Profissional com mais de 20 anos de experiência no cenário nacional, especialista em ESG e atuante em agendas relacionadas à ONU. Promotora de inovação e gestão pública eficaz, com vasta formação acadêmica e carreira diversificada. Participação em missões na América do Sul: Argentina, Bolívia, Uruguai, Paraguai. Missões na África: Marrocos, Líbia, Tunísia, Argélia, Nigéria. Ásia: Xangai, China, Dubai, Abu Dhabi. América do Norte e Europa: Estados Unidos, Alemanha, Holanda. Mais de 50 eventos em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Experiência em gestão dos poderes da iniciativa pública e privada. Presidiu o CRA/MS. Coordenadora da comissão de Desburocratização da FPD. Fundadora e Ex-Presidente do Instituto Seiva Brasil de Desenvolvimento Tecnológico e Sustentável. Diretora da Seiva Empreendimentos e Projetos. Conselheira Federal do CFA. Coordenadora Nacional da Comissão Especial de Saúde, CFA. Consultora de Desenvolvimento Local Sustentável e Meio Ambiente. CEO do Instituto Seiva Brasil. CEO do Earth Guard. Membro da Comissão ODS pelo CFA. Apresentadora do podcast "It is Pod".
Administradora, especialista em gestão do agro pela USP/ESALQ. Atua como consultora, é membro do conselho das Agroligadas e pesquisadora da Nuffield Internacional.
Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (1998). Mestre em Produção e Gestão Agroindustrial (2011). Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional (2016). É professor titular na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, atua como Coordenador do Curso de Administração. Exerce cargo de gestão na função de Gerente/Diretor de Unidade/Campi na Unidade Universitária da UEMS na cidade de Maracaju-MS. Tem experiência como empresário rural na agropecuária atuando no município de Maracaju-MS, onde foi diretor e vice-presidente do Sindicato Rural e membro dos conselhos municipais de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Segurança e Conselho da Cidade. Vice-presidente do Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul (CRA/MS) biênios 2023-2024 e 2025-2026. Tem experiência na área de Administração, com ênfase no Agronegócio, atuando principalmente nos temas: logística, gestão financeira, tecnologia da informação, gestão de riscos e desenvolvimento regional.
Administrador e Advogado, Perito, Mediador, Consultor, Facilitador Palestrante. Conselheiro Federal junto ao Conselho Federal de Administração - CFA, representando o Estado do Rio de Janeiro. Vice-presidente da Câmara de Gestão Pública. Coordenador da Comissão Especial de Mediação e Arbitragem. Vice-diretor da Comissão Prêmio Guerreiro Ramos do CFA. Ex-coordenador da Comissão Especial de Perícia Judicial e Extrajudicial e Administração Judicial do CFA. Presidente da Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais – ANE. Membro fundador da Academia Brasileira Rotária de Letras - ABROL SE. Membro fundador da Academia Brasileira Rotária de Letras - ABROL Rio. Acadêmico Correspondente da Academia Riachuelense de Letras, Ciências e Artes – ARLA. Membro do Rotary Internacional há mais de três décadas.
Administrador, contador, empresário, palestrante. Especialista em Auditoria e Contabilidade Financeira. Atuando nas áreas de negócios, financeira, consultoria, perícia e educacional. Nos segmentos empresarial, técnico e acadêmico. Atualmente sócio da RLF Consultoria, Perícia e Treinamentos. Estou Conselheiro e Diretor de Registro e Fiscalização do CRA-MG, membro no CFA do GT para construir pareceres técnicos sobre os campos de atuação da Administração e estruturar as NBA. Trabalhei no Grupo SchoƩ – Vitronac – RJ, PIF PAF Alimentos - MG, IES - FUPAC/UNIPAC – Ponte Nova – MG e IES ESUV/UNIVIÇOSA – Viçosa - MG e outras aƟvidades autônomas. Atuo como voluntário do terceiro setor.
Perito Contábil, inscrito no Conselho Regional de Contabilidade. Administrador, registrado no Conselho Regional de Administração. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário da Grande Dourados – UNIGRAN. Pós-Graduado em Contabilidade e Controladoria pelo Centro Universitário da Grande Dourados – UNIGRAN. Pós-Graduado em Comunicação e Marketing pelo Centro Universitário da Grande Dourados – UNIGRAN. Empresário atuante em múltiplos segmentos, é Sócio Proprietário do portal de notícias "Maracaju em Foco", referência em comunicação no município de Maracaju, empresário do ramo da saúde, à frente da Clínica São Camilo, consolidada no atendimento de fisioterapia e pilates na cidade.
Administrador e especialista em gestão, finanças, investimentos, vendas e inteligência artificial para negócios. Atualmente dedicado aos estudos e análises sobre operações e aplicações de IA para empresas e negócios, despertando para um novo futuro que se aproxima com as inovações e revoluções que estão acontecendo no meio empresarial. Tenho uma trajetória profissional de mais de 25 anos atuando na gestão de setores como Tecnologia e serviços de informação, cooperativismo, educacional, serviços financeiros, investimentos e bancários, atacado e varejo. Atuando com consultoria há mais de 15 anos, atendi mais de 400 empresas de pequeno e médio porte no estado. Como instrutor, professor e palestrante, compartilha conhecimento para mais de 5 mil pessoas de forma presencial.
Administrador, ex-aluno e Professor de MBA da FGV. Há 15 anos ajuda empresas a crescer. Seja de pequeno, médio ou grande porte, nas 5 regiões do Brasil e da América Latina, e nos mais diversos segmentos, Diretor de Estratégia na 80 20 Marketing, 2x palestrante TEDx, Especialista em Inteligência Artificial e Tecnologias Emergentes e Professor de MBA na FGV.
Treinador Especialista em mudança comportamental, Especialista em Psicologia e Coaching, Especialista em Inteligência Emocional, Especialista em Conciliação e Mediação de Conflitos e Especialista em Neurociência. Atualmente Conselheiro Federal Efetivo por Mato Grosso do Sul.
Professor universitário (Direito Eleitoral), advogado, procurador do Estado (licenciado), ex-vereador por Goiânia e deputado estadual em terceiro mandato. O deputado é o presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Empreendedorismo em Cidades Inteligentes.
Advogado, pós-graduado em Administração Pública pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), e pós-graduando em Governança Pública pela Ebradi (Escola Brasileira de Direito). Tem vasta experiência no setor público. No Legislativo em Brasília, de 2007 a 2009, atuou na Câmara de Deputados. No executivo, foi Secretário de Governo da Prefeitura de Maracaju, de 2013 a 2020 e de 2021 a 2022. Nesse período acumulou a função de Secretário na Secretaria de Assistência Social (2019 a 2020), e também na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Maracaju. Em 2023, foi nomeado Secretário-adjunto de Governo e Gestão Estratégica do Estado de Mato Grosso do Sul. Em 2024, assume como titular da Secretaria de Administração do Estado de Mato Grosso do Sul.
Mestre Profissional em Desenvolvimento Regional, Especialista em Educação Ambiental. Graduado em Administração de Empresas, Habilitação em Administração Geral. Empresário de Serviço de Apoio Administrativo Mercadológico, Professor Universitário. Consultor Mercadológico, Síndico Profissional. Experiência na área de Administração Pública e Privada, com ênfase em Administração, RH, Marketing e Vendas. Conselheiro - Diretor de Formação Profissional e Desenvolvimento Institucional do CRA/MT. Vogal Suplente, na Junta Comercial do Estado de MT, Perito Judicial cadastrado no TJ/MT, TRT 23ª Região, TRF 1.
Doutora em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos/RS), é pesquisadora na área de Educação para o Empreendedorismo Social e Solidário no Brasil. Mestre em Ciências da Educação, possui especialização MBA em Gestão de Pessoas e extensão em Didática do Ensino Superior. Graduada em Administração de Empresas. Com 15 anos de experiência na docência do ensino superior, atua como coordenadora e professora nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Tecnólogos de Gestão. Foi professora por sete anos no curso de Pós-Graduação em Gestão de Negócios e no MBA em Gestão de Pessoas (Uniplan), além de cofundadora e coordenadora da Empresa Júnior da Uniplan (LabÍNOVA). Atuou por cinco anos como coordenadora do curso de Administração da Universidade Paulista (Unip) em Brasília/DF. Também possui experiência em diversas áreas da Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas, Finanças e Crédito (F&I). Atualmente, é Coordenadora de Pós-Graduação da Escola de Governo do TCU e coordenadora e professora dos cursos da Escola de Negócios do Centro Universitário UniLS. Também atua como orientadora de Curadoria do Núcleo de Educação a Distância da UniLS e como professora no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/DF). É conselheira eleita pelo Conselho Regional de Administração (CRA-DF), com mandatos de 2018 a 2021 e de 2022 a 2025.
Graduado em Administração de Empresas e Jornalismo, Pós-graduado em Comércio Exterior, Especialista em Mercado de Capitais, Previdência Complementar e Seguros, Representações em conselhos, Poeta e Escritor. Cidadão Honorário de Brasília, nascido na cidade de Ibipeba Bahia, casado e pai de três filhos. Conselheiro do CRA DF 2022/2026, sendo o Presidente no biênio 2025/2026.
Doutora, mestre e graduada em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com período sanduíche na University of Nebraska-Lincoln. Atualmente, é Responsável Técnica do Mercado Escola da UFMS onde coordena projetos de pesquisa e extensão em desenvolvimento rural com foco na agricultura familiar e sistemas sustentáveis de produção.
Doutor (PhD) e Mestre (MSc) em Administração de Empresas, é autor de 53 obras referenciais sobre Administração e Gestão de Pessoas, adotadas em instituições de ensino no Brasil e outros 22 países. Com experiência como executivo sênior em multinacionais, combina expertise acadêmica e prática empresarial. Professor em universidades de prestígio e conferencista internacional, ocupa a Cadeira Imortal nº 48 da Academia Brasileira de Ciências da Administração e recebeu o título de Administrador Emérito 2024, consagrando-se como uma das maiores autoridades contemporâneas na área.
Lucas é Administrador de Empresas com especialização em Planejamento Estratégico, Gestão de Pessoas e Comércio Digital. Com mais de 15 anos de experiência em cargos executivos, construiu trajetória em grandes multinacionais do setor de saúde (Boehringer Ingelheim, Bayer e Omron Healthcare), desenvolvendo expertise em gestão estratégica, liderança, marketing e vendas. Atualmente, tem a missão de transformar o legado Chiavenato em educação disruptiva, criando plataformas inovadoras que impulsionam o desenvolvimento pessoal e organizacional.
O Encontro Regional de Profissionais de Administração do Centro-Oeste 2025 celebra o Jubileu de Diamante da Administração, reunindo profissionais, acadêmicos e empresários em Campo Grande, MS, para discutir empreendedorismo, inovação e gestão estratégica. Confira a programação completa!
14h às 16h – Visita ao Bioparque Pantanal (agendamento antecipado necessário)
17h às 18h – Credenciamento Presencial – com apresentação cultural
19h às 19h15 – Abertura Oficial
19h15 às 19h45 – Apresentação Cultural
19h45 às 20h10 – Fala das Autoridades
20h10 às 20h50 – Palestra Magna: Políticas Públicas de Empreendedorismo
20h50 às 21h30 – Coquetel de Encerramento e Apresentação Cultural
21h30 – Happy hour com Networking no Bar da Prosa
9h às 10h20 – 1º Painel: Empreender no Agronegócio
Painelista: Admª. Gracita Hortência dos Santos Barbosa (CRA-MS)
Painelista: Admª. Vanessa Chiamulera (CRA-MT)
Mediador: Adm. Alex Sandro Richter Won Muhlen (CRA-MS)
10h30 às 12h00 – 2º Painel: Empreender como Profissional Liberal
Painelista: Admª. Adriana Rodrigues da Silva (CRA-PE)
Painelista: Adm. Francisco Carlos Santos de Jesus (CRA-RJ)
Painelista: Adm. Rômulo Larcher Filgueiras (CRA-MG)
Mediador: Adm. Ben Hur Salomão Teixeira (CRA-MS)
12h às 14h – Intervalo para Almoço
14h às 15h20 – 3º Painel: Empreendedorismo Digital
Painelista: Adm. Giancarllo Ferreira de Vasconcelos (CRA-MT)
Painelista: Adm. Kenneth Corrêa (CRA-MS)
Mediador: Adm. Alex Sandre Rodrigo Pereira Cazelli (CRA-MS)
15h20 às 16h40 – 4º Painel: Empreendedorismo no Setor Público
Painelista: Deputado Virmondes Borges Cruvinel Filho (CRA-GO)
Painelista: Secretário Frederico Felini - Secretaria de Administração de Mato Grosso do Sul
Mediador: Adm. Gledisson Fleury (CRA-MT)
16h40 às 18h – 5º Painel: Economia social e solidária: alternativa ao empreendedorismo tradicional
Painelista: Admª. Lorena de Sousa Ribeiro Calderon Arrueta (CRA-DF)
Painelista: Dra. Aline Gomes da Silva - Coordenadora do Mercado Escola - UFMS
Mediador: Adm. Hélio Queiroz da Silva (CRA-DF)
18h às 19h – Intervalo (Coffee-break)
18h30 às 19h – Sessão de autógrafos – Prof. Idalberto Chiavenato
19h10 – Falas de encerramento (CFA/CRA-MS)
19h30 – MasterClass “Empreendedorismo na área de Recursos Humanos” – Prof. Idalberto Chiavenato e Lucas Chiavenato
20h40 – Visita técnica à Feira Central de Campo Grande
O CRA-MS estará promovendo uma ação solidária de arrecadação de alimentos. Essa iniciativa faz parte de uma mobilização nacional que busca engajar profissionais da administração em causas sociais, fortalecendo a responsabilidade e o compromisso com a transformação positiva da sociedade. 🌱 Como você pode ajudar? Leve 1kg de alimento não perecível e faça parte dessa corrente do bem
Rua Francisco Cândido Xavier, 97
Campo Grande, MS, Brazil
Telefone: (67) 3316-0300
E-mail: eventos@crams.org.br
WhatsApp: (67) 98478-2264
WhatsApp: (67) 98478-2268