No momento, você está visualizando Diagnóstico Brasil IGM-CFA revela disparidades regionais e reforça papel da Administração na gestão pública

Diagnóstico Brasil IGM-CFA revela disparidades regionais e reforça papel da Administração na gestão pública

O Conselho Federal de Administração (CFA) divulgou o Diagnóstico Brasil IGM-CFA.2025, uma radiografia completa da governança pública nos 5.570 municípios brasileiros. O estudo analisa o desempenho das cidades em três dimensões fundamentais, Finanças, Gestão e Desempenho, e traz dados que evidenciam tanto avanços importantes quanto grandes desafios estruturais na administração municipal.

Os resultados mostram que 74,48% dos municípios brasileiros apresentam desempenho mediano no Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA), com notas entre 5,01 e 7,50. Apenas 2,5% das cidades atingiram nota superior a 7,51, patamar considerado mais alto na avaliação de governança pública neste ano.

Na outra ponta, 22,5% dos municípios ainda estão abaixo do nível satisfatório, com notas inferiores a 5. Para o diretor da Câmara de Gestão Pública do CFA, Adm. Emerson Clayton Arantes, o levantamento reforça a necessidade de investimentos em capacitação e planejamento estratégico, especialmente nas cidades de menor porte.

“O estudo mostra a necessidade urgente de termos profissionais de Administração atuando na gestão pública. Há uma grande carência de gestores qualificados, e o Diagnóstico evidencia isso ao analisar as políticas públicas e a forma como os recursos são administrados. O IGM-CFA traz esse diagnóstico a partir de variáveis, que avaliam finanças, gestão e desempenho, sempre com base em dados oficiais, como os do Tesouro Nacional e IBGE. Essa radiografia permite compreender como os recursos são geridos e onde estão as oportunidades de melhoria dentro de cada município”.

Análise da Região Centro-Oeste

Dimensão Finanças

Investimento em Educação e Saúde

Os gastos com Educação e Saúde correspondem pela maior parte das despesas de um município, já que são pré-fixados constitucionalmente. Abaixo segue gráfico com os cinco melhores municípios neste indicador:

Fiscal
O indicador Fiscal avalia itens que colaboram para uma boa gestão dos recursos públicos, considerando a autonomia municipal (arrecadação local x gastos administrativos), o gasto com pessoal, o nível de investimento e a liquidez (cumprimento das obrigações financeiras). Abaixo segue gráfico com os cinco melhores municípios neste indicador:

Equilíbrio Previdenciário

A previdência pública é atualmente um grande gargalo que impede o equilíbrio fiscal como um todo. A reforma da previdência buscou reduzir o impacto negativo que a previdência causa nas finanças públicas. No âmbito municipal, avaliou-se se há um regime próprio de previdência social que cuide dos repasses dos beneficiários e como a gestão de tal recurso é realizada. Caso o município não tenha regime próprio, foi atribuída nota zero. Abaixo segue gráfico com os cinco melhores municípios neste indicador:

Dimensão Gestão

Planejamento

Neste indicador, buscamos avaliar como o planejamento da despesa é feito, se há uma boa captação de recursos, se o governo local incentiva a compra governamental na região (Lei Geral nº 123), que gera emprego, renda e desenvolvimento local da região.

Transparência

A transparência exerce uma parte central da governança municipal, sendo exigida por leis, regulamentos e pela própria Constituição Federal. Sendo assim, foram avaliados itens de transparência, como divulgação dos rela­tórios de gestão exigidos por lei, divulgação de informações em endereço eletrônico, entre outros. Os cinco municípios com melhores práticas de transparência do Brasil estão na relação abaixo:

Conclusão

A Dimensão Gestão busca avaliar os instrumentos que são utilizados pelos municípios que facilitam a gestão dos recursos públicos. Ter profissionais capacitados torna-se essencial na geração de valor público, uma vez que o planejamento, captação de recursos, estudos, projetos e processos são mais bem executados quando entra em cena pessoas com conhecimentos específicos em tais áreas. Consolidando todos os indicadores da Dimensão Gestão, abaixo estão os cinco melhores municípios do Brasil:

Saúde

As entregas relacionadas à saúde foram definidas com base na mortalidade infantil, cobertura da atenção básica e cobertura vacinal. Tais itens avaliam de forma ampla a qualidade da saúde ofertada no município. Os municípios do Brasil com as melhores notas em saúde são:

Segurança

A segurança pública é tema recorrente na agenda de políticas públicas. O Brasil é considerado um dos países mais violentos do mundo, de acordo com dados oficiais. O IGM-CFA avalia, neste indicador, a taxa de homicídio por armas de fogo e a taxa de mortes no trânsito, ambas considerando 100 mil habitantes. Os municípios que registraram maiores notas foram os seguintes:

Vulnerabilidade Social

A vulnerabilidade social indica a situação de pessoas ou famílias que estão à margem da sociedade, ou seja, em exclusão social. Isso caracteriza uma fra­gilidade geral, podendo levar o indivíduo a cometer crimes ou não ter acesso a serviços básicos e essenciais. O IGM-CFA avalia a quantidade de pessoas inscritas no CadÚnico, ou seja, pessoas de baixa renda que dependam de auxílios do governo. Já as cinco cidades com as menores taxas de pessoas vulneráveis estão abaixo:

Índice CFA de Governança Municipal

Acesso ao Diagnóstico

Os dados completos dos municípios e por região estão disponíveis aqui. Com o Diagnóstico Brasil IGM-CFA, o CFA reforça seu compromisso com a profissionalização da gestão pública e com o desenvolvimento de políticas mais eficientes, transparentes e sustentáveis para o país.

A versão 2025 do Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA) também foi lançada em maio deste ano e pode ser acessada em igm.cfa.org.br. A ferramenta, que já é referência na avaliação da governança pública municipal no Brasil, oferece ainda um ambiente exclusivo para profissionais de Administração registrados, com acesso a cartilhas, guias e conteúdos complementares sobre gestão pública.

Sacha Bourdette
Assessoria de Comunicação CFA

Eveline Marques

Assessoria de Comunicação CRA/MS