Em 18 de setembro de 2024, os profissionais de administração de Mato Grosso do Sul elegeram um terço de seus novos representantes para o Conselho Regional de Administração (CRA-MS) para o biênio 2025-2026. A nova composição do Conselho, com uma combinação de experiência e novas ideias, inicia um novo ciclo de uma gestão eficiente, inovadora e humanizada.
Conselheiros Efetivos:
- Solaine Garcez Trindade: Administradora com habilitação em Comércio Exterior e sólida experiência de mais de 20 anos em Cooperativismo e Administração Tributária. Com uma destacada trajetória no Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul (CRA-MS), atuou em diversas diretorias, contribuindo para o desenvolvimento institucional e fortalecendo a profissão de administrador no Estado. Sua experiência em Gestão Tributária e recuperação de Tributos Federais a tornou uma referência na área, com atuação em consultorias para municípios de Mato Grosso do Sul e Paraná, visando otimizar a arrecadação e a gestão fiscal. Atualmente, como Diretora de Desenvolvimento Institucional do CRA-MS, dedica-se a implementar estratégias para fortalecer a presença do conselho e promover ações que valorizem a profissão
- Silvio Sarro Alves: Administrador e especialista em Gestão de Pessoas. Tem MBA em Gestão de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP) e cursa Processos Gerenciais na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Tem experiência no sistema financeiro, atuando 22 anos em renomadas instituições bancárias e cooperativas. O Administrador atuou como professor em cursos técnicos e de pós-graduação nas disciplinas de Finanças e Gestão de Pessoas. Já foi conselheiro regional de Administração de 2015 a 2022, atuando ainda como ouvidor e vice-presidente do CRA-MS. Atualmente é empresário no seguimento de Comércio e Serviços de Climatização.
- Josceli Roberto Gomes Pereira: Administrador formado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em Administração, possui pós-graduação em Administração Financeira (URCA), especialização em Perícia, Investigação Contábil, Financeira Empresarial pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), especialização em Desenvolvimento Regional e Competividade (UFMS) e curso de aperfeiçoamento em Administração em Saúde realizado no Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul (CRA/MS). Foi diretor Administrativo e Financeiro da Fundação de Saúde de MS (FUNSAU), onde exerceu por diversos períodos o cargo de Diretor-presidente interino. Desempenhou o cargo de gestor administrativo da Unidade de Educação Fiscal – Sefaz/MS até a aposentadoria em abril/24. Atualmente é sócio das empresas Mesper Gráfica e Cartonagem Ltda e Prosa e Segredo Inteligência Contábil e Administrativa Ltda.
Conselheiros Suplentes:
- Sônia Regina Raulino Barreto Rodrigues: A Administradora é especialista em Gestão Estratégica de Negócios, especialista em Inteligência Emocional, especialista em Comunicação e Comportamento Humano, especialista em Gestão Financeira. Atualmente é empresária no Ramo de Desenvolvimento Humano e mentora de Comunicação e Oratória.
- Celso Ramos Régis: Formado em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administração das Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso – FUCMT, possui pós-graduação em Marketing e Comercio Exterior/UCDB, Avaliação Institucional/UnB e em Gestão Empresarial de Cooperativas/FGV. Atualmente é produtor rural, presidente do Conselho de Administração da Cooperativa de Crédito, Poupança e Investimento União dos Estados de MS, TO e Oeste da Bahia – Sicredi União MS/TO; presidente do Sistema OCB/SESCOOP-MS – Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras em MS e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo-MS; presidente da Fecoop/CO-TO – Federação das Cooperativas do Centro Oeste e Tocantins, entidade sindical patronal e Membro da Diretoria da Confebras-Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito.
- Joel Barros Rodrigues: é especialista em Gestão Pública Municipal, especialista em Gestão Previdenciária e de Regimes Próprios de Previdência, além de ser advogado inscrito na OAB/MS, possui certificação de Dirigentes do Órgão ou Entidade Gestora do RPPS, nível Avançado (CP RPPS DIRIG III). Atualmente é servidor público municipal efetivo – Analista Previdenciário, é conselheiro titular do Conselho Deliberativo do Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande (IMPCG), secretário Executivo do Comitê de Acompanhamento da Previdência Complementar (CAPC) e instrutor da Escola de Gestão Municipal.
Os Novos Desafios e Perspectivas
A nova composição do CRA-MS assume o desafio de representar os administradores de Mato Grosso do Sul e realizar as melhores entregas para a sociedade sul-mato-grossense em um cenário cada vez mais complexo e desafiador. Entre os desafios, destacam-se:
- Inovação: A necessidade de acompanhar as transformações digitais e despertar os profissionais para o futuro do trabalho;
- Sustentabilidade: A importância de promover práticas de gestão sustentáveis e responsáveis;
- Ética: A necessidade de fortalecer a ética profissional;
- Fiscalização: A necessidade de ampliar as ações de fiscalização e assim garantir as prerrogativas do Profissional de Administração.
A eleição dos novos conselheiros do CRA-MS demonstra o respeito à democracia exercido pela classe dos administradores em Mato Grosso do Sul. Com a experiência e as qualificações dos novos membros, o Conselho está preparado para enfrentar os desafios do futuro e promover o desenvolvimento da profissão.