Na última segunda-feira (27), o Conselho Federal de Administração (CFA) anunciou os vencedores do Prêmio Guerreiro Ramos – edição 2023, uma distinção que reconhece profissionais e acadêmicos da Administração por práticas inovadoras ou pesquisas científicas voltadas para a melhoria contínua da Administração Pública brasileira.
Marilza Trindade Mendonça, Administradora concursada na Prefeitura de Campo Grande e atual Diretora de Administração e Finanças da FUNESP, foi uma das vencedoras na categoria “Prática Inovadora”. A premiação destaca profissionais que coordenaram, executaram, participaram ou implementaram práticas inovadoras de gestão em qualquer esfera da administração pública.
Ela conta como ingressou na profissão. “Eu já tinha duas profissões bem definidas, a de professora de Karatê e Tecnóloga em Processamento de Dados. Em 2010, passei no Vestibular da UFMS e resolvi cursar Administração, sempre me identifiquei com a Gestão. Acredito que para iniciar na área da Administração, é preciso encarar os desafios como oportunidades para o desenvolvimento, focando na condução da empresa ao crescimento e no desenvolvimento das pessoas em primeiro lugar, pois são o bem mais precioso de uma empresa”, pontua.
A comissão julgadora, composta por renomados profissionais da área, avaliou criteriosamente os 17 trabalhos inscritos. Marilza Trindade Mendonça foi reconhecida por seu projeto inovador desenvolvido durante sua atuação na Superintendência de Fomento à Ciência, Tecnologia, Inovação e Incubação. Seu trabalho trouxe contribuições significativas, visando a modernização das incubadoras municipais, o fortalecimento do ecossistema empreendedor e a oferta de espaços inovadores para empreendedores incubados.
“Decidi me inscrever após estar à frente da Superintendência de Fomento à Ciência, Tecnologia, Inovação e Incubação. Ao aliar minhas práticas profissionais ao Doutorado em Administração (quase concluído), compreendi a importância de potencializar as incubadoras de empresas do município. Meu projeto visou entregar algo arrojado, um ambiente e gestão condizentes com as demandas do mercado tecnológico e inovador”, ressalta a Administradora.
Marilza destacou a importância do projeto, que proporciona segurança jurídica, captação de recursos para reformas estruturais, modernização dos ambientes das incubadoras e oferta de serviços baseados nos oito eixos da Administração. O projeto, quando plenamente implementado, visa elevar as incubadoras municipais a um patamar internacional.
“Este prêmio é um reconhecimento para nós, profissionais técnicos, que muitas vezes possuem trabalhos invisíveis, mas que fazem toda a diferença para as pessoas e empresas. Demonstramos que nossas habilidades multifacetadas podem influenciar no desenvolvimento sustentável de qualquer área. O prêmio consolida o empenho, estudos e dedicação, motivando-nos a seguir em frente”, finaliza Marilza.
O Prêmio Guerreiro Ramos é um reconhecimento não apenas à trajetória profissional da Adm. Marilza Trindade Mendonça, mas também ao papel essencial dos Administradores na construção de soluções inovadoras e sustentáveis para a sociedade. O CFA parabeniza a vencedora e reforça o compromisso com o estímulo à excelência na Administração brasileira.
Veja os outros Profissionais da Administração premiados pelo link: https://cfa.org.br/conheca-os-trabalhos-vencedores-do-premio-cfa-guerreiro-ramos-2/.