Índice de Governança Municipal atualizado é entregue ao governo do Estado e à associação dos municípios

Índice de Governança Municipal atualizado é entregue ao governo do Estado e à associação dos municípios

Para aproximar ainda mais os profissionais de administração da gestão pública, o governo do Estado e a Associação de Municípios (Assomasul) receberam nesta quarta-feira (21) um exemplar do Índice de Governança Municipal (IGM), produzido pelo Sistema CFA/CRAs.

A entrega foi feita pelos administradores Rogério Elói Gomes Bezerra, presidente do Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul (CRA-MS), e Alex Sandre Rodrigo Pereira Cazelli, diretor de Fiscalização e Registro e coordenador da Comissão de Gestão Pública.

Lançado em 2016, o Índice CFA de Governança Municipal foi criado com o intuito de auxiliar gestores públicos a entender, por meio de dados consolidados, quais seriam as possíveis oportunidades de melhorias nos municípios brasileiros.

Pelo governo, o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, recebeu os dados atualizados do IGM com indicadores dos 79 municípios. “Para nós, Estado, é importante estar acompanhando os números de cada cidade porque conseguimos avaliar a efetividade da gestão e onde podemos atuar mais para, no resultado final, trabalharmos junto com a gestão municipal visando o atendimento da população. É realmente uma ferramenta importante com dados atualizados que ajuda no trabalho diário do poder público”, afirmou.

O presidente do CRA-MS ressalta que equipes do governo estadual e os agentes públicos que estão nas prefeituras, precisam compreender tudo que se passa na gestão municipal. “Por mais que tenhamos os governos federal e estadual, as pessoas moram nos municípios e é ali que a gestão pública precisa ser, inicialmente, eficiente. O IGM é uma contribuição gratuita que os conselhos federal e regional de Administração produzem para ajudar no alcance de resultados positivos em benefício da sociedade”, destacou o Adm. Rogério Bezerra.

O IGM é utilizado para reconhecer, registrar e disseminar as boas práticas de gestão brasileira por meio de publicações, eventos e prêmios. O IGM-CFA consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho.

Na Assomasul, entidade que representa os municípios, o prefeito e presidente da instituição, Pedro Caravina, acredita que os indicadores são essenciais nos dias atuais e aproveitou a reunião para contribuir com as novas edições do IGM. “Os dados são de extrema importância para quem está lá no município atendendo as pessoas. Claro que, enquanto prefeito, e muitos colegas já alertaram, precisamos rever algumas formas com que o IGM traz esses indicadores, para que juntos possamos ajudar na elaboração de projetos e ações que visam a melhoria dos serviços públicos. Mas no contexto geral, o IGM é uma ferramenta moderna e essencial na gestão pública”.

O diretor de Fiscalização e Registro do CRA-MS, Rodrigo Cazelli, atualmente coordenador dos trabalhos da Gestão Pública no Estado, evidencia as observações do presidente da Assomasul. “Quando um prefeito identifica que o Índice de Governança Municipal, que é o IGM, precisa incluir ou alterar alguma metodologia para deixar os indicadores ainda mais realista na visão da gestão pública, é sinal de que estamos no caminho certo. É exatamente isso que precisamos, que o chefe do poder executivo se envolva na questão, mobilize sua equipe e tenha a consciência de que precisa investir em mão de obra qualificada para ter êxito na gestão pública e isso se faz com profissionais de Administração”.

O IGM atualizado já está disponível para todos os prefeitos de Mato Grosso do Sul, com indicadores de diversas áreas e totalmente ilustrado, facilitando a visão técnica de toda a equipe que atua nos municípios.

Análise Municípios MS – Índice de Governança Municipal CFA CRA-MS

Fechar Menu