ELEIÇÕES 2020: edital é publicado e Comissão Eleitoral do CRA-MS faz orientações

ELEIÇÕES 2020: edital é publicado e Comissão Eleitoral do CRA-MS faz orientações

As eleições de 2020 do Sistema CFA/CRAs seguem com o calendário estabelecido Neste ano, profissionais de Administração, administradores e tecnólogos, devem escolher seus representantes no Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul (CRA-MS) e no Conselho Federal de Administração (CFA).

Todas as publicações oficiais estarão disponíveis no site oficial do CRA-MS, sempre destacadas como “ELEIÇÕES 2020”, no campo “Notícias” e no Portal da Transparência, no campo “Eleições”.

De acordo com a presidente da Comissão Permanente Eleitoral do CRA-MS, administradora Elaine Padilha Barreto Alves, “o cumprimento do calendário eleitoral já começou e as publicações estão acontecendo dentro do previsto. Vamos organizar um processo eleitoral bastante transparente e sensibilizar todos os eleitores da Administração, que são os profissionais, para participarem desse evento democrático da profissão”, afirma.

A votação será dia 28 de outubro de 2020, de meia noite até às dez horas da noite no horário de Brasília, ou seja, somente até às nove horas da noite no horário de Mato Grosso do Sul. Pela normativa, a inscrição da chapa concorrente deverá ser feita até às 18 horas (horário de MS) do dia 4 de agosto de 2020, na sede do CRA-MS em Campo Grande ou na seccional em Dourados.

Entre as orientações mais comuns estabelecidas na Resolução Normativa 567 de 13 de junho de 2020, para o profissional ser candidato e integrar uma chapa, deve estar adimplente com o conselho, estar em pleno gozo de seus direitos profissionais, civis e políticos, ter votado na última eleição do Sistema CFA/CRAs, não ter obtido licença ou cancelamento do registro profissional nos dois anos que antecedem as eleições de 2020, entre outros pontos que precisam ser analisado pelos eventuais candidatos.

De acordo com as normativas publicadas, as eleições de 2020 são para a escolha dos novos conselheiros regionais efetivos e suplentes, e conselheiro (a) federal efetivo (a) e suplente. Pelo edital publicado, para o CRA-MS são três vagas para conselheiros titulares e mais três vagas para seus respectivos suplentes. Para o CFA, os profissionais de administração escolherão o conselheiro (a) federal e seu suplente. O mandato dos conselheiros regionais e federais é de quatro anos, iniciando em 2021 e terminando em 2024.

“É importante que os profissionais aptos a se candidatar, tomem conhecimento dos editais, do regulamento, das questões éticas e, em caso de dúvida, entrem em contato formal com a Comissão Eleitoral que estaremos atuando junto com o departamento jurídico do conselho, pois nosso objetivo é realizar um processo democrático que venha de encontro ao desenvolvimento que a profissão precisa”, ressalta a Adm. Elaine Padilha.

Nos últimos processos eleitorais em todo o país e até no mundo, nas mais variadas classes, o que se viu foi uma atuação criminosa por parte daqueles que espalham fakenews. Para conter esses criminosos e evitar que esse tipo de atitude influencie nas eleições do Sistema CFA/CRAs em Mato Grosso do Sul, a Comissão Eleitoral realizará uma campanha de conscientização e divulgação do canal de denúncias. “Não podemos admitir que notícias falsas atrapalhem a profissão ou os candidatos. Independente do processo eleitoral, temos que combater todos os dias esses criminosos virtuais e o CRA-MS estará atento nesse assunto, inclusive com a atuação jurídica juntos aos órgãos do poder judiciário e a autoridade policial, se for o caso”, reforça Elaine Padilha.

A presidente da Comissão Eleitoral do CRA-MS finaliza dizendo que os eleitores, profissionais de Administração, devem avaliar os candidatos pela proposta que mais atende as expectativas da profissão. “Assim como na eleição presidencial, por exemplo, onde avaliamos o representante na nação, nas instituições CFA e CRA-MS não é diferente. São colegas de profissão que estarão lá nos representando e temos que ter a consciência de ter representantes de excelência, pois assim vamos poder somar as conquistas durante os anos de mandato”, conclui Adm. Elaine Padilha.

A Comissão Permanente Eleitoral do CRA-MS é formada pelos profissionais Elaine Padilha Barreto Alves, Diógenes Domingues de Moura e Silvio Sarro Alves.

Veja abaixo a cópia do Edital de Convocação das Eleições e outros links relacionados ao processo eleitoral de 2020 do Sistema CFA/CRAs:

Link da Resolução Normativa: http://crams.org.br/wp-content/uploads/2020/07/resolucao_normativa_567_2019_722.pdf

Fechar Menu