CRA-MS e Prefeitura de Maracaju assinam acordo para aprimorar a gestão pública

CRA-MS e Prefeitura de Maracaju assinam acordo para aprimorar a gestão pública

Representantes do Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul (CRA-MS) estiveram em audiência na Prefeitura Municipal de Maracaju nesta terça-feira (10). O objetivo do encontro foi a assinatura de acordo de cooperação que possibilitará aperfeiçoar a gestão pública.

Pela prefeitura, participaram da audiência o prefeito Dr. Maurílio Azambuja e o secretário de Finanças e Administração, Lenilso Carvalho Antunes, que também é profissional de administração devidamente registrado no CRA-MS.

O CRA esteve representado pelo presidente, Rogério Elói Gomes Bezerra, e pelo diretor de Fiscalização e Registro, Alex Sandre Rodrigo Cazelli, que coordena os trabalhos de Gestão Pública do conselho. O administrador Alex Sandro Richter Won Muhlen, diretor da UEMS e representante do conselho na cidade, acompanhou a agenda oficial.

Um dos pontos principais do acordo é o compartilhamento de conhecimentos da ferramenta IGM – Índice de Governança Municipal, que consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho. “É muito importante que a gestão pública municipal esteja sempre presente e com excelentes parcerias com instituições que visam a qualidade dos serviços públicos, e também a inserção correta dos profissionais nos campos de atuação. Sabemos que não se faz mais, hoje em dia, uma gestão pública sem planejamento e esse acordo com o CRA-MS trará benefícios para o dia a dia da nossa gestão”, afirmou o prefeito Dr. Maurílio Azambuja.

De acordo com Rogério Bezerra, “o CRA-MS está atuando nos municípios com o objetivo de levar condições para o aprimoramento da gestão pública, tornando o serviço mais eficiente e resultando em melhores entregas para a população. Pelo IGM, vamos proporcionar conhecimento técnico para que os gestores municipais saibam utilizar cada detalhe da ferramenta e assim identificar e corrigir pontos estratégicos da gestão pública. Ganha o CRA-MS porque efetiva a importância do profissional de administração atuando dentro da gestão pública, ganha a prefeitura porque terá equipe gabaritada na operação dessas ferramentas que aprimoram a qualidade do serviço, e ganha a população com serviços de melhor qualidade e resultados daquilo que ela investe ao recolher cada centavo de imposto ao poder público”, explica o presidente do conselho.

O diretor do CRA-MS e coordenador dos trabalhos da gestão pública, Alex Rodrigo Cazelli, afirma que “a avaliação do IGM é feita em cima de áreas como saúde, educação, gestão fiscal, habitação, recursos humanos, transparência, violência e outras, tudo alimentado por banco de dados oficiais. Quando um gestor público está ciente dos dados reunidos em uma única plataforma, ele consegue visualizar a qualidade e eficiência da sua gestão e para que o resultado aconteça, precisamos ter profissionais qualificados e isso o CRA-MS fará junto a equipe da prefeitura”, destaca.

“Quando uma gestão é profissional, ela avança”. Assim definiu o secretário Lenilso Carvalho. Segundo ele, “as aquisições que a prefeitura faz e os compromissos assumidos são planejados. Como administrador, sei da necessidade da profissionalização da gestão e os números deixam claro que avançamos. Um acordo como este entre o CRA e a prefeitura, é essencial para envolvermos toda a equipe que atua na gestão pública e ficamos bastante contentes porque mostra que estamos no caminho certo e quem ganha, realmente, é a população”, conclui.

“Maracaju é uma cidade que forma bacharéis em administradores, pois temos a universidade estadual presente. Ampliar a eficiência na gestão pública é dar oportunidade aos novos profissionais de administração”, disse Alex Won Muhlen.

Os próximos passos do acordo de cooperação é a estruturação de uma agenda de qualificação para a utilização da ferramenta IGM – Índice de Governança Municipal. Mais informações sobre essa e outras ferramentas de gestão, bem como os eventos técnicos, basta entrar em contato com o CRA-MS pelo fone (67) 3316-0300 em Campo Grande, e (67) 3423-3545 em Dourados. O conselho tem unidades de atendimento nas duas cidades.

Fechar Menu